Questões sobre Interpretação de Textos do ENEM

Pesquise questões do ENEM nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Interpretação de Textos do ENEM

#Questão 849373 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2010, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

CURRÍCULO
Identificação Pessoal
[Nome Completo]
Brasileiro, [Estado Civil], [Idade] anos [Endereço - Rua/Av. + Número + Complemento] [Bairro] - [Cidade] - [Estado] Telefone: [Telefone com DDD] / E-mail: [E-mail]
Objetivo [Cargo pretendido]
Formação
Experiência Profissional [Período] - Empresa Cargo: Principais atividades:
Qualificação Profissional [Descrição] ([Local], conclusão em [Ano de Conclusão do Curso ou Atividade]).
Informações Adicionais [Descrição Informação Adicional]
A busca por emprego faz parte da vida de jovens e adultos. Para tanto, é necessário estruturar o currículo adequadamente. Em que parte da estrutura do currículo deve ser inserido o fato de você ter sido premiado com o título de “Aluno Destaque do Ensino Médio - Menção Honrosa”?

#Questão 849374 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2010, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Por volta do ano de 700 a.C., ocorreu um importante invento na Grécia: o alfabeto. Com isso, tornou-se possível o preenchimento da lacuna entre o discurso oral e o escrito. Esse momento histórico foi preparado ao longo de aproximadamente três mil anos de evolução e da comunicação não alfabética até a sociedade grega alcançar o que Havelock chama de um novo estado de espírito, “o espírito alfabético”, que originou uma transformação qualitativa da comunicação humana. As tecnologias da informação com base na eletrônica (inclusive a imprensa eletrônica) apresentam uma capacidade de armazenamento. Hoje, os textos eletrônicos permitem flexibilidade e feedback, interação e reconfiguração de texto muito maiores e, dessa forma, também alteram o próprio processo de comunicação.
CASTELLS, M. A. Era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).
Com o advento do alfabeto, ocorreram, ao longo da história, várias implicações socioculturais. Com a Internet, as transformações na comunicação humana resultam

#Questão 849375 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2010, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

No Brasil colonial, os portugueses procuravam ocupar e explorar os territórios descobertos, nos quais viviam índios, que eles queriam cristianizar e usar como força de trabalho. Os missionários aprendiam os idiomas dos nativos para catequizá-los nas suas próprias línguas. Ao longo do tempo, as línguas se influenciaram. O resultado desse processo foi a formação de uma língua geral, desdobrada em duas variedades: o abanheenga, ao sul, e o nheengatu, ao norte. Quase todos se comunicavam na língua geral, sendo poucos aqueles que falavam apenas o português.
De acordo com o texto, a língua geral formou-se e consolidou-se no contexto histórico do Brasil-Colônia. Portanto, a formação desse idioma e suas variedades foi condicionada

#Questão 849376 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2010, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL



APADRINHE. IGUAL AO JOÃO, MILHARES DE CRIANÇAS TAMBÉM PRECISAM DE UM MELHOR AMIGO. SEJA O MELHOR AMIGO DE UMA CRIANÇA.


Anúncio assinado pelo Fundo Cristão para Crianças CCF-Brasil. Revista IstoÉ. São Paulo: Três, ano 32, n° 2079, 16 set. 2009.


Pela forma como as informações estão organizadas, observa-se que, nessa peça publicitária, predominantemente, busca-se

#Questão 849378 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2010, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Texto I

XLI


Ouvia:

Que não podia odiar

E nem temer

Porque tu eras eu.

E como seria

Odiar a mim mesma

E a mim mesma temer.


HILST, H. Cantares. São Paulo: Globo, 2004 (fragmento).


Texto II

Transforma-se o amador na cousa amada

Transforma-se o amador na cousa amada,

por virtude do muito imaginar;

não tenho, logo, mais que desejar,

pois em mim tenho a parte desejada.


Camões. Sonetos. Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br. Acesso em: 03 set. 2010 (fragmento).


Nesses fragmentos de poemas de Hilda Hilst e de Camões, a temática comum é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis