Questões de Português do ano 2013 do ENEM

Pesquise questões do ENEM nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Português do ano 2013 do ENEM

#Questão 849563 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Grupo escolar


Sonhei com um general de ombros largos

que fedia e que no sonho me

e que no sonho me apontava a poesia

e já sem resistência resistia.

O general acordou e eu que sonhava

face a face deslizei à dura vida

vi seus olhos que tremiam, ombros largos,

vi seu queixo modelado a esquadria

vi que o tempo galopando evaporava

(deu para ver qual a sua dinastia)

mas em tempo fixei no firmamento

esta imagem que rebenta em ponta fria:

poesia, esta química pervesa,

este arco que desvela e me repõe

nestes tempos de alquimia.

BRITO.A.C.In:HOLLANDA H.B(ORG)26 Poetas Hoje antologia. Rio de Janeiro:Aeroplano, 1998.


O poema de Antônio Carlos Brito está historicamente inserido no período da ditadura militar no Brasil . A forma encontrada pelo eu lírico para expressar poeticamente esse momento demonstra que


#Questão 849564 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

A aptidão física, em termos gerais, pode ser definida como a capacidade que um indivíduo possui para realizar atividades físicas. Ter uma boa amplitude nos movimentos das diversas partes corporais é um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, pois permite maior disposição para atividades da vida diária, como, por exemplo, maior facilidade para alcançar os próprios pés.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2006 (adaptado).


O componente da aptidão física destacado no texto é

#Questão 849565 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL


O cartão-postal é um gênero textual geralmente usado por turistas quando estão viajando, para enviar, aos que ficaram, imagens dos lugares visitados. Entretanto, o cartão-postal apresentado é uma peça publicitária, e reconhece-se nela a intenção de

#Questão 849566 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Mar português


Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

PESSOA, F Mensagens. São Paulo: Difel, 1986.


Nos versos 1 e 2, a hipérbole e a metonímia foram utilizadas para subverter a realidade. Qual o objetivo dessa subversão para a constituição temática do poema?

#Questão 849568 - Português, Interpretação de Textos, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Televisão x cinema


Mais uma vez, reacende-se o desgastante debate sobre “linguagem de televisão” e “linguagem de cinema”.

No mesmo país em que pagar ingresso ainda é luxo para milhões de pessoas, alguns críticos utilizam o termo “televisivo” para depreciar uma obra. E “cinematográfico” para enaltecê-la.

Como se houvesse um juiz onipotente a permitir ou não que se sinta uma história da maneira que se pretende senti-la.

Todos os sentidos ficam de fora da análise ignorante, tipicamente política, que divorcia a técnica da percepção sensorial. E é exatamente aí que reside o único interesse de um realizador: o momento do encontro do espectador com a obra.

MONJARDIM, J. O Globo, Rio de Janeiro, 24 set. 2004 (adaptado).


Ao comentar o ressurgimento do debate sobre “linguagem de televisão” e “linguagem de cinema”, o autor mostra a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis