Questões de Matemática do ano 2011 do ENEM

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Listagem de Questões de Matemática do ano 2011 do ENEM

#Questão 849893 - Matemática, Aritmética e Problemas, INEP, 2011, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Pedro ganhou R$ 360 000,00 em uma loteria federal e resolveu dividir integralmente o prêmio entre os seus três filhos, Ana, Renato e Carlos, de forma que cada um receba uma quantia que seja inversamente proporcional às suas idades.


Sabendo que Ana tem 4 anos, Renato, 5 anos e Carlos, 20 anos, eles receberão, respectivamente,

#Questão 849894 - Matemática, Geometria Plana, INEP, 2011, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

A figura que segue é formada por 5 quadrados congruentes, cuja medida do lado é L, e um quadrado ABCD com vértices em um único vértice de quatro dos cinco quadrados.



A área do quadrado ABCD é equivalente à área de um retângulo de lados

#Questão 849895 - Matemática, Funções, INEP, 2011, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Um programador visual deseja modificar uma imagem, aumentando seu comprimento e mantendo sua largura. As figuras 1 e 2 representam, respectivamente, a imagem original e a transformada pela duplicação do comprimento.



Para modelar todas as possibilidades de transformação no comprimento dessa imagem, o programador precisa descobrir os padrões de todas as retas que contêm os segmentos que contornam os olhos, o nariz e a boca e, em seguida, elaborar o programa.


No exemplo anterior, o segmento A1B1 da figura 1, contido na reta r1, transformou-se no segmento A2B2 da figura 2, contido na reta r2.


Suponha que, mantendo constante a largura da imagem, seu comprimento seja multiplicado por n, sendo n um número inteiro e positivo, e que, dessa forma, a reta r1 sofra as mesmas transformações. Nessas condições, o segmento AnBn estará contido na reta rn .

A equação algébrica que descreve rn, no plano cartesiano, é

#Questão 849896 - Matemática, Progressões, INEP, 2011, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Atualmente existem muitos aplicativos de fazendas virtuais que, apesar de críticas, possuem uma enorme quantidade de usuários. Embora apresentem algumas diferenças de funcionamento, as fazendas virtuais possuem a mesma concepção: cada vez que o usuário cuida de sua fazenda ou da de seus amigos, ganha pontos, e, quanto mais pontos acumula, maior é seu nível de experiência.


Em um aplicativo de fazenda virtual, o usuário precisa de 1 000 pontos para atingir o nível 1. Acumulando mais 1 200 pontos, atinge o nível 2; acumulando mais 1 400 pontos, atinge o nível 3 e assim por diante, sempre com esse padrão.


Um usuário que está no nível 15 de experiência acumulou

#Questão 849897 - Matemática, Aritmética e Problemas, INEP, 2011, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Os alunos da 3ª série do ensino médio da escola Z fizeram dois simulados de matemática, cada um com 8 questões de múltipla escolha, no valor de 0,5 ponto cada. Há apenas uma alternativa correta por questão. O quadro mostra o percentual de alunos que acertaram cada questão, em cada um dos simulados.



Sabendo-se que o número de alunos que fizeram os simulados foi o mesmo, a média geral da turma, considerando as notas dos dois simulados, mais aproximada, é de,

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