Questões Concurso USP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso USP

Podemos compreender o ato indisciplinado como materialização da tirania e/ou descaso das novas gerações com a vida pública e, consequentemente, prova cabal do esfacelamento da escola como instituição democrática. Ou, de modo oposto, compreendê-lo como força legítima de contestação e/ou resistência civil ao modelo anacrônico e discriminatório da organização escolar. Seja como for, a escola será tomada como palco de confluência de forças molares, que em muito ultrapassam seu escopo de atuação. Ora vítimas (porque reproduzem tais forças), ora algozes (porque fazem reproduzi-las), professores e alunos estariam sempre constrangidos pela camisa de força do entorno escolar, relativizadora da autonomia de seus protagonistas.
AQUINO. Júlio Groppa. Indisciplina: o contraponto das escolas democráticas. São Paulo, Moderna. 2003, p. 39-40.
De acordo com o excerto, podemos afirmar: 

Sabe-se claramente que a indisciplina constitui uma das queixas reinantes quanto ao cotidiano não apenas de professores, mas também de pais. Um tema, portanto, emblemático da dificuldade de educar na atualidade, seja na família, seja na escola – as duas instituições historicamente reconhecidas como principais responsáveis pela educação de crianças e jovens.


AQUINO. Júlio Groppa. Indisciplina: o contraponto das escolas

democráticas. São Paulo, Moderna. 2003, p. 7.


Ainda sobre a questão da indisciplina escolar, de acordo com o autor:  

#Questão 1049175 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUVEST, 2022, USP, Professor - Educação Física

Considerando as características dos conhecimentos e das experiências próprias da Educação Física, é importante que cada dimensão seja sempre abordada de modo integrado com as outras, levando-se em conta sua natureza vivencial, experiencial e subjetiva. Assim, não é possível operar como se as dimensões pudessem ser tratadas de forma isolada ou sobreposta. Assim, em articulação com as competências gerais da Educação Básica e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Educação Física deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas (BNCC, 2019).

São competências descritas pelo documento em questão: 

De acordo com a proposta curricular ilustrada na obra “Práticas Corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas” (NEIRA, 2014), para uma pedagogia culturalmente orientada, é preciso: 

#Questão 1049177 - Pedagogia, Educação Infantil, FUVEST, 2022, USP, Professor - Educação Física

De acordo com Neira (2014) na Educação Física escolar, o trabalho pedagógico com as práticas corporais objetiva, principalmente, auxiliar as crianças a analisá-las, significá-las e produzi-las, pois, afinal, constituem-se em textos elaborados pela linguagem corporal. A contribuição que isso pode oferecer para o entendimento da sociedade atual consiste, exatamente, na leitura dos significados e na compreensão das representações que os diferentes grupos sociais veiculam através da sua cultura do corpo, bem como na ampliação das possibilidades e formas de expressão corporal das crianças. Desse modo, na perspectiva do autor: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis