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Assunto
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Listagem de Questões Concurso USP
#Questão 1015910
-
Geografia
,
Amazônia
,
FUVEST
,
2022
,
USP
, Professor - Geografia
A fotografia a seguir, datada de 2022, impactou pela extensão do desmatamento verificado na Amazônia: 904 km², representando a maior área sob alerta de desmate em 7 anos, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Figura 1. Foto tomada de uma parte da Amazônia
Foto: REUTERS/Bruno Kelly/File Photo 2022.
Com base na figura 1 e na bibliografia indicada, assinale a alternativa correta:
A)
Na porção ocidental predomina o desmatamento, devido à ocupação concentrada de povos tradicionais, que, neste ano, fugiram dos garimpeiros.
B)
A porção oriental está mais conservada, com maior probabilidade de manter a porcentagem de umidade local e condições de vida para os povos da floresta.
C)
Na porção central, a devastação das savanas e matas ciliares sinaliza para a extensão e aumento do poder de captura do CO
2
atmosférico.
D)
A porção ocidental mostra uma área bem conservada, tendo o desmatamento ocorrido nos pontos onde foram criadas as rodovias para as ligações regionais.
E)
As duas porções foram atingidas pela exploração predatória dos recursos naturais, sendo que o maior extermínio de espécies ocorreu na porção oriental.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 1015911
-
Geografia
,
Geografia Física
,
FUVEST
,
2022
,
USP
, Professor - Geografia
A sociedade contemporânea conta com um expressivo avanço tecnológico. No entanto, inúmeros exemplos demonstram que ela não está imune aos efeitos do tempo atmosférico. Como exemplo, é possível citar:
A) Baixas temperaturas de inverno nas áreas oceânicas dão origem a furacões que trazem destruição e prejuízo às cidades costeiras.
B) Longas estiagens em áreas agrícolas podem diminuir a oferta de alimentos, ocasionando elevação no custo de vida da população.
C) Inversões térmicas acumuladas pelo ar muito aquecido nas áreas de vales dão origem a nevoeiros que impedem o tráfego nas rodovias.
D) Elevadas temperaturas de verão desencadeiam enchentes que são muito danosas nas áreas rurais, dada a pouca impermeabilização dos solos.
E) Baixas latitudes, em razão dos ventos fortes e da intensa turbulência atmosférica, apresentam maiores perigos e ameaças aos seus habitantes.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 1015912
-
Geografia
,
História da Geografia
,
FUVEST
,
2022
,
USP
, Professor - Geografia
Nas últimas décadas, propostas curriculares para a Educação Básica vêm provocando alterações no funcionamento da escola e motivando estudos e pesquisas sobre a concepção e construção do currículo escolar. A esse respeito, Vitiello & Cacete afirmam que o currículo, a partir de uma diversidade de sentidos, pode ser sintetizado por um
A)
rol de habilidades e conteúdos necessários à aprendizagem, selecionado e votado pela comunidade escolar, no início de planejamento.
B)
processo de ensino e aprendizagem com base na seleção de temas disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
C)
território de disputas, que envolve diferentes concepções de educação e visões de mundo que referenciam o processo educativo.
D)
conjunto de conteúdos mínimos prescritos e selecionados pelo quadro docente escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
E)
processo educativo competitivo, pautado por avaliações concebidas em universidades e programas governamentais, a partir das demandas escolares.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 1015913
-
Geografia
,
História da Geografia
,
FUVEST
,
2022
,
USP
, Professor - Geografia
Pensando o multiculturalismo enquanto corpo teórico e campo político que apresenta um caráter polissêmico, com heterogeneidade de enfoques e fundamentos epistemológicos também distintos, a Educação Antirracista na vertente crítica pode significar algumas ações por parte do professor de Geografia. Entre elas, assinale a alternativa que melhor descreve as ações desta vertente:
A) Uso de entrevistas, estudo do meio, mapas e cartas para identificação e valorização da diversidade cultural, estimulando assim a observação dos aspectos exóticos constituintes dos distintos grupos nos territórios.
B) Utilização de diferentes gêneros textuais, além de mapas e cartas, a fim de observar, identificar e relacionar os ritos, tradições e formas de pensar da população negra de distintos territórios.
C) Utilização de metodologias distintas, como o estudo do meio e interdisciplinar com as artes, que enfatizem a análise das identidades étnicas, bem como a valorização do status quo da população negra.
D) Utilização de metodologias distintas, como mapas, cartas e estudo do meio, para observar e identificar as formas de produção cultural e analisar as desigualdades na ocupação do espaço.
E) Uso de entrevistas, literatura decolonial e estudo do meio para observar e identificar distintos pontos de vista acerca de uma mesma temática, valorizando, assim, a diversidade étnica na construção do país e a cooperação
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Comentários na Questão
#Questão 1015914
-
Geografia
,
História da Geografia
,
FUVEST
,
2022
,
USP
, Professor - Geografia
O processo de formação da sociedade brasileira é marcado pela diversidade étnico-racial, múltiplas formas de uso do território e pela desigualdade social. Uma questão importante a ser trabalhada na disciplina de Geografia é a forma como as chamadas populações tradicionais vem (re)produzindo sua territorialidade no espaço geográfico brasileiro. Nesse sentido, o conceito de territorialidade nos permite compreender o viver das comunidades quilombolas:
A) Como sendo a expressão de sua forma de pensar social, cultural e econômica. Porém, uma vez retirados de seu território de origem, não se pode dizer que os quilombos serviram como espaços nos quais essas pessoas puderam reproduzir seu espaço vivido ancestral.
B) Como uma construção ao longo de diferentes tempos, de espaços de resistência política e cultural africana no território brasileiro, como forma de manter o controle sobre a exploração e o uso dos recursos disponíveis e produção de significados.
C) Como sendo um espaço multicultural, formado a partir de diferentes práticas ancestrais, que passaram a conviver com uma diminuição crescente da violência praticada de diferentes formas na medida em que seu território foi reconhecido pelo poder público.
D) Como um espaço em que existem diferentes possibilidades de expressar a construção da territorialidade negra, mas sempre preservando a cultura negra, que é mais expressiva naquela comunidade.
E) Como um espaço vivido por um grupo, marcado pela resistência política e cultural desse grupo e que tem, na sua estrutura organizacional, a preocupação em preservar a cultura negra mais expressiva da comunidade.
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