Questões Concurso Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

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A Lei n. 4320/64 que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, estabelece que

Nos termos do artigo 3º da Lei 4.320/64, a lei de orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei. Nesse contexto, as operações de crédito são consideradas

A teoria do Desenvolvimento de Piaget permite caracterizar determinados estágios e subestágios de desenvolvimento que estão, por sua vez, associados a idades aproximadas e estão relacionados entre si, numa ordem de sucessão das aquisições mentais. Com base na teoria do desenvolvimento de Piaget, avalie as seguintes afirmações e a relação existente entre elas.

I – A aprendizagem de conteúdos científicos é carregada de um elevado nível de abstração que só é possibilitada na adolescência.

Porque

II – A adolescência é o estágio do pensamento formal no qual se desenvolvem métodos de provas sistemáticas.

A respeito dessas afirmações,

Aprender a aprender constitui uma competência essencial na Sociedade da Informação e do Conhecimento, como uma condição para o desenvolvimento da autonomia e da criatividade no estudo, de modo a lograr uma eficaz e eficiente autogestão da aprendizagem. Essa habilidade está relacionada com a metacognição. Considere as afirmações a seguir referentes a essa habilidade.

I A metacognição tem uma função importante na regulação dos processos cognitivos.

II O conhecimento declarativo é o mais relevante no desenvolvimento da metacognição.

III As características pessoais, a natureza das tarefas e as estratégias são elementos da metacognição.

IV A metacognição é favorecida com o estímulo do pensamento convergente.

Das afirmações, estão corretas

Os estudos sobre currículo escolar desenvolvidos a partir das décadas de 1960-1970 permitiram refletir sobre a existência, na escola, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. A diferenciação entre esses níveis de currículo possibilita mostrar o que os estudantes aprendem na escola ou o que deixam de aprender e depende de diversos e numerosos fatores e não apenas dos componentes curriculares previstos na estrutura curricular da escola. Considere, no quadro a seguir, as características desses vários níveis do currículo.

C1 Conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente.

C2 Presentes nas práticas dos professores, na percepção e no uso consciente que eles fazem do currículo oficial, assim como o que fica na percepção dos estudantes.

C3 Influências que afetam a aprendizagem dos estudantes e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos do meio social.

C4 Não aparece de forma explicita no planejamento, embora se constitua como importantes fatos de aprendizagem.

Dentre essas características, as duas que se identificam com a concepção de currículo oculto da escola são

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