Questões Concurso Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

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Listagem de Questões Concurso Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Uma professora deve realizar uma investigação sobre a evasão de estudantes de um curso da UFRN. Para esse propósito, toma algumas decisões a serem apresentadas a um grupo de outros professores com o qual será desenvolvida a pesquisa. As decisões tomadas estão presentes no quadro a seguir.

I Definir o problema de pesquisa e formulá-lo como uma afirmação que sintetize a problemática em questão.

II Definir a metodologia da pesquisa antes da formulação das questões de estudo.

III Definir o problema após uma aprofundada revisão do estado da questão o qual se refere ao objeto de estudo.

IV Subordinar a metodologia à natureza do objeto de estudo.

São consideradas INADEQUADAS as decisões presentes nos itens

A partir desse texto, avalie as seguintes afirmações:

I O conhecimento específico do conteúdo a ensinar é o mais importante para a atividade de ensino.

II O processo de aprender a ensinar deve priorizar a prática em detrimento da teoria.

III Aprender sobre o ensino requer uma visão do conhecimento como algo a ser construído ao invés de ser compreendido como conteúdo já adquirido.

IV O processo de aprender a ensinar melhora quando enfoques de ensino e de aprendizagem são inseridos no programa de formação, sendo eles "modelados" pelos docentes formadores em sua própria prática.

Das afirmações, estão corretas

A aprendizagem durante a formação inicial docente, sob uma perspectiva construtivista, deve considerar as representações que os futuros pedagogos têm sobre o que é Pedagogia, Pedagogo e seu objeto de estudo. A aprendizagem sob essa orientação epistemológica deve contribuir com a construção de representações sociais coerentes com o conhecimento desejável. Numa pesquisa sobre representações sociais de licenciados em Pedagogia, os dados revelaram algumas representações explicitadas a seguir:

I As atividades docentes não compreendem participação na gestão de sistemas e na de instituições de ensino.

II A docência é compreendida como a ação de ensinar, como processo didático metódico e intencional.

III O Pedagogo tem como atividade essencial a docência nos anos iniciais de Ensino Fundamental.

IV O objeto de estudo do Pedagogo se constitui de práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares.

As representações sociais explicitadas que NÃO são coerentes com a Resolução CNC/ CP n. 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia, estão presentes nos itens

A Lei nº 8.112/90 prevê que as reposições e indenizações ao erário podem ser parceladas, a pedido do interessado, sendo que o valor de cada parcela se limita a, no mínimo,

De acordo com as normas previstas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), remuneração é

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