Questões Concurso Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Um servidor estável, lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, recebeu diárias, mas não se afastou da sede. Nos termos do que dispõe a Lei nº 8.112/90, esse servidor deve restituir as diárias, integralmente, no prazo de

Um servidor estável, ocupante do cargo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi investido para o exercício de mandato eletivo de Deputado Federal. Nessa situação, considerando-se as disposições da Lei nº 8.112/90, esse servidor

De acordo com Bogdan e Biklen (1984), na pesquisa qualitativa, o investigador é o instrumento principal. Nesse sentido, alguns autores, como Morse(1994), enfatizam uma série de características do investigador "qualitativo". Considerando esse tipo de pesquisa, avalie as características de um pesquisador apresentadas a seguir:

I É, ao mesmo tempo, capaz de trabalhar indutivamente.

II É concentrado num único método específico de pesquisa.

III Prioriza a objetividade em detrimento da subjetividade.

IV Verifica e constata, frequentemente, sua informação.

As características do investigador qualitativo estão presentes nos itens

A Comunicação Pedagógica pode ser entendida com um tipo particular de comunicação profissional (a do professor com os estudantes, na sala de aula e fora dela) que tem lugar no processo de ensino e desempenha determinadas funções pedagógicas. A Comunicação Pedagógica objetiva a criação de um clima psicológico favorável para a otimização da atividade de estudo e das relações entre o professor e os estudantes. Dessa forma, a Comunicação Pedagógica

No contexto da atividade colaborativa, realiza-se a aprendizagem colaborativa que é uma estratégia importante na formação dos estudantes em qualquer nível de escolaridade. Para promover essa aprendizagem e estimular os estudantes, é necessário que o professor não só conheça as características dela mas também que ele assuma algumas funções específicas no processo.Com base no exposto, considere as funções docentes apresentadas a seguir:

I Organizar o processo considerando que os fracassos na aprendizagem devem ser interpretados como falhas individuais, e não do grupo, para evitar a frustração deste.

II Avaliar não só o rendimento escolar dos participantes como também outros fatores: as atitudes, as relações afetivas que são estabelecidas entre os integrantes, etc.

III Estimular a competitividade do estudante mais competente dentro do grupo.

IV Verificar que os intercâmbios necessários sejam realizados no seio do grupo e observar a rotação das funções verificando se estas são executadas de forma correta em cada grupo.

Dentre essas funções docentes, as que promovem a aprendizagem colaborativa são

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis