Questões Concurso Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

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Com base nas disposições previstas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), um servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá

A Pedagogia é um espaço de diálogos construtivos com outros campos disciplinares, como a Sociologia, a Filosofia, a Antropologia, a Política, a Psicologia, dentre outros. No quadro abaixo, apresenta-se um conceito estruturante dos conhecimentos profissionais da prática pedagógica, que é objeto de estudo de um campo disciplinar atrelado à identidade desse campo.

O conceito explicitado no quadro diz respeito à

A história da humanidade se funde com a história das ideias pedagógicas. A educação como fenômeno social e histórico reflete, na sua história, as ideias de destacados sociólogos, filósofos, psicólogos e pedagogos que contribuíram, de forma significativa, com o ideário pedagógico. No quadro a seguir, avalie a correspondência entre o autor e as características de suas ideias sobre a educação. Itens Autor Ideias sobre educação

I Pestalozzi Propõe a reforma da sociedade por intermédio da educação das classes populares. Privilegia o desenvolvimento psíquico da criança em relação à aquisição de conhecimentos. Sustenta que a educação geral deve preceder a profissional

II J.Dewey Considera que a educação é essencialmente dialética, questionando a sociedade de classes. Prioriza a educação como produto que produz o homem novo.

III E.Durkhlein Considera a educação como uma condição essencial da sociedade, conferindo às ciências sociais um caráter científico específico baseado na filosofia pragmática idealista.

IV A. Gramsci Defende a escola socialista evocando a ideia de unidade e de centralização democrática. Considera o trabalho como um princípio educativo básico da formação.

As correspondências estabelecidas corretamente estão nos itens

A reformulação do Projeto Pedagógico de um curso de graduação da UFRN foi realizada e enviada a um Pedagogo para emitir um parecer. Ao avaliar o projeto, o pedagogo constatou que, no documento, estavam presentes os seguintes temas:

I O contexto, a justificativa, os objetivos;

II O perfil do egresso;

III As competências a serem desenvolvidas;

IV A estrutura curricular, destacando os conteúdos curriculares, os componentes curriculares e a descrição do trabalho de conclusão de curso;

V A metodologia a ser adotada para a execução da proposta;

VI A infraestrutura e os recursos humanos necessários;

VII As formas de avaliação do ensino e da aprendizagem;

VIII Os mecanismos de avaliação do Projeto Pedagógico.

De acordo com a Resolução n. 171/2013-CONSEPE, de 5 de novembro de 2013 da UFRN, na proposta do Projeto Pedagógico analisada, deve-se

"O Projeto Político Pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo Projeto Pedagógico da Escola é também Projeto Político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político com os interesses reais e coletivos da população majoritária." (Veiga, I.P.A. (Org.) Projeto Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP, Papirus. 1995.) Considerando o PPP, suas funções, natureza e elaboração, avalie as seguintes afirmações:

I O PPP deve ser um documento neutro, evitando o confronto de ideias.

II O PPP deve estar pautado em grandes reflexões sobre qual é a finalidade da escola.

III Os educadores devem ser os responsáveis diretos pela mobilização da escola e da comunidade para a construção da proposta.

IV A dimensão do ensino e da aprendizagem sob a dimensão psicológica é o eixo mais relevante na construção do PPP.

Das afirmações, estão corretas

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