Questões Concurso Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Paciente do sexo masculino, 67 anos, com diagnóstico de doença de Parkinson há aproximadamente 1 ano, apresenta principalmente monoaltura e velocidade de fala reduzida tanto na fala espontânea quanto na leitura de textos.

Com base nas alterações fonoaudiológicas do quadro atual, a fonoterapia deve contemplar principalmente, estratégias terapêuticas relacionadas à:

Paciente do sexo feminino, 58 anos, professora, com diagnóstico recente de Esclerose Lateral Amiotrófica, conseguindo manter parte das atividades profissionais, porém com abalos emocionais. Avaliação fonoaudiológica quanto à fala indica um quadro de disartria flácida caracterizada por presença de hipernasalidade e consoantes imprecisas.

Assinale a alternativa que, segundo Halpern e com base nos resultados da avaliação fonoaudiológica inicial, apresenta os fatores que podem influenciar no tratamento da disartria apresentada pela paciente.

A amamentação é definida por um processo muito complexo e determinada biologicamente, abrangendo aspectos individuais e a atuação de políticas públicas, com a participação interdisciplinar dos profissionais de saúde.

Assinale a alternativa que descreve corretamente, quanto à amamentação, o principal objetivo da atuação fonoaudiológica junto à equipe interdisciplinar, na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

Escolar do sexo masculino, 12 anos, submetido à avaliação ortográfica proveniente de queixas escolares relacionadas à escrita. Na avaliação fonoaudiológica, detectou-se dificuldades na relação entre a memória de trabalho fonológica e o desempenho ortográfico, além de incapacidade em acessar o léxico mental ortográfico.

Concordando-se com o diagnóstico fonoaudiológico, os testes mais adequados para a avaliação desses aspectos são:

Paciente do sexo feminino, 40 anos, cantora profissional há 15 anos. Na anamnese fonoaudiológica, a paciente refere, atualmente, dificuldades mais frequentes na extensão vocal com descontrole na intensidade da voz durante o canto. Nunca foi submetida à avaliação fonoaudiológica e/ou otorrinolaringológica.

Assinale a alternativa que contém as principais causas para os sintomas vocais apresentados pela paciente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis