Questões Concurso Universidade Federal do Pernambuco - PE (UPE/PE)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Universidade Federal do Pernambuco - PE (UPE/PE)

Leia o texto a seguir:

Em relação à ação da enzima SmaI na sexagem das araras, é CORRETO afirmar que

Leia o caso abaixo:

 A CORRETA impressão diagnóstica deve conter que a paciente

A imunofenotipagem por citometria de fluxo continua a ser uma ferramenta indispensável para o diagnóstico, a classificação, o estadiamento e o monitoramento de neoplasias hematológicas.

Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.

Leia o texto a seguir:

Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:

I. Coleções Biológicas constituem-se de coleções de seres vivos (atuais ou fósseis) no todo ou em suas partes, produtos e vestígios, bem como fazem parte as coleções didáticas e as coleções vivas abrigadas por jardins zoológicos, criadouros, aquários, oceanários, biotérios, centros de triagem, reabilitação ou recuperação de animais.

II. Qualquer Biólogo pode formar uma coleção pessoal, desde que preste serviços de preservação, depósito, fornecimento, empréstimo, identificação, capacitação de recursos humanos e/ou difusão científica, assim como podem certificar a qualidade do material biológico e que esteja de acordo com as leis, regulamentos e políticas regionais.

III. O curador, profissional de nível superior, tem a responsabilidade de promover a valorização científica da coleção biológica e de zelar pelos seus acervos materiais e científicos, exercendo para tanto todas as prerrogativas e atribuições decorrentes da função de curadoria.

IV. Bancos de sementes de espécies vegetais, coleções zoológicas, herbários e até mesmo jardins zoológicos e botânicos são exemplos de coleções in situ. Por sua vez, as coleções denominadas ex situ são aquelas em que o germoplasma é conservado por meio de criogenia em unidades de conservação, reservas biológicas e parques naturais.

V. A implantação de bancos de DNA visa estabelecer um inventário genômico de determinados grupos taxonômicos, a partir de um ou vários ecossistemas. Estes possibilitam o desenvolvimento de estudos e aplicações em genética da conservação, sistemática e evolução, genômica comparada, bioprospecção e desenvolvimento sustentável.

VI. Dados eletrônicos de coleções biológicas podem atualmente ser consultados via internet. O Genbank é um banco de dados público, que possui várias sequências de DNA, RNA e proteínas depositadas e pertence ao National Center for Biotechnology Information (NCBI), do Instituto Nacional de Saúde dos E.U.A.

Está CORRETO o que se afirma em

Ao compararmos um gene e uma proteína, ficamos restritos a tratar da sequência de DNA, que se estende entre os pontos correspondentes às extremidades da proteína. O processo pelo qual um gene dá origem a uma proteína é chamado expressão gênica. Nesse contexto, observe as sequências selvagem e mutante da cadeia β da hemoglobina.

Pela comparação da sequência nucleotídica de um gene com a sequência de aminoácidos, é possível perceber a colinearidade entre esses. Assim, para o fenótipo normal e o mutante, respectivamente, o códon da sexta posição corresponde aos aminoácidos

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis