Questões Concurso Universidade Federal do Pernambuco - PE (UPE/PE)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Universidade Federal do Pernambuco - PE (UPE/PE)

Todas as operações abaixo constituem operações de redução de tamanho, utilizadas na tecnologia de alimentos, EXCETO

Segundo Mário Leonardo (2008), a pulpotomia é uma técnica de tratamento endodôntico conservador, que consiste na remoção do tecido pulpar coronário inflamado, com consequente manutenção da integridade da polpa radicular. De acordo com os conhecimentos sobre pulpotomia, assinale a alternativa CORRETA.

Após examinar clínica e radiograficamente uma paciente com 30 anos de idade, o dentista diagnosticou, no dente 25, a presença de cárie profunda, dor aguda demorando a cessar após a remoção do estímulo com o frio, dor espontânea e excruciante. O aspecto radiográfico desse dente se apresentou normal. Baseado nessas informações, o diagnóstico provável para o dente 25 e o plano de tratamento dessa alteração pulpar, de acordo com Lopes & Siqueira 2015, são respectivamente

Um paciente do sexo masculino de 15 anos de idade procurou atendimento em uma clínica odontológica, por apresentar um dente superior com sensibilidade ao frio. Após exame clínico, foi verificada, no dente 16, uma lesão cariosa com cavidade Mésio-Ocluso-Distal. Ao exame radiográfico periapical, apresentou extensa área radiolúcida coronária, sugestiva de lesão de cárie próxima à câmara pulpar. Após a remoção da lesão cariosa, a cavidade apresentou-se bastante profunda, porém sem exposição pulpar. Na situação descrita, segundo Lopes & Siqueira 2015, que procedimentos clínicos devem ser executados, a fim de se restaurar esse dente com resina composta?

Do ponto de vista conceitual e geral, consideram-se técnicas ressectivas aquelas que objetivam eliminar ou reduzir, por excisão, corte ou amputação, os tecidos gengivais e periodontais comprometidos pela doença periodonal. Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

I. São técnicas cirúrgicas ressectivas que visam à remoção do tecido gengival em altura (gengivectomia) e espessura (gengivoplastia), a fim de restabelecer a anatomia e a fisiologia do tecido de proteção. Estão indicadas nas situações clínicas de: hiperplasia inflamatória crônica, hiperplasia medicamentosa, fibromatoses hereditária e idiopática, erupção passiva retardada e exposição da coroa clínica.

II. Ressalta-se que as incisões cirúrgicas devem ser realizadas com um ângulo de aproximadamente 45º no sentido coronal ou oclusal, sendo que esta inclinação biselada irá favorecer a reparação da ferida com forma e contornos fisiológicos.

III. Para execução da técnica convencional da gengivectomia, o tecido gengival é removido em altura, por meio de duas incisões: primária (bisturi de Kirkland) e secundária (bisturi de Orban), de forma contínua e/ou descontínua, caracterizando o bisel externo. As incisões deverão acompanhar a demarcação das profundidades das bolsas gengivais, “falsas bolsas”, com a pinça de Crane-Kaplan ou com a sonda periodontal, que resultam macroscopicamente em vários pontos sangrantes, servindo de guia às incisões.

Assinale a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis