Questões Concurso Universidade Federal do Pernambuco - PE (UPE/PE)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Universidade Federal do Pernambuco - PE (UPE/PE)

No Brasil, além da pouca tradição de avaliação de programas educacionais, quando esta ocorre, muitas vezes, reveste-se de um caráter formal, não se observando a valorização de seus resultados para a revisão/reformulação das propostas e ações que constituem objeto de avaliação (BAUER; SOUZA, 2015). No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas, é preciso

I. avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas.

II. concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abrange desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno.

III. que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos.

IV. nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional.

V. entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.

Estão CORRETAS as afirmativas

A grande inovação observada nas tomografias computadorizadas por feixe cônico é a obtenção das imagens volumétricas. Sobre elas, analise as afirmativas abaixo:

I. Diferentemente da TC, a CBTC utiliza um feixe de raios x de formato cônico, direcionado para a região de interesse do paciente, por exemplo a maxila e, em seguida, sensibiliza uma matriz bidimensional de detectores de imagem.

II. A técnica é realizada apenas com uma única varredura de 360 graus, de forma que a fonte de raios x e o detector se movam em sincronia ao redor da cabeça do paciente, a qual permanece imóvel no suporte de cabeça. Dependendo do tipo de equipamento, o tempo de varredura varia de 5 a 40 segundos, de acordo com o protocolo escolhido.

III. A fonte de raios x emite um feixe divergente e de baixa miliamperagem. O tamanho do feixe é limitado por um colimador circular ou retangular, correspondente ao tamanho do sensor, mas, em alguns casos, pode ficar restrito (colimado) para coincidir com a região anatômica de interesse.

Assinale a alternativa CORRETA.

De acordo com as necessidades odontológicas para pacientes especiais, considerando um paciente que sofreu um acidente vascular cerebral e teve redução de mobilidade, analise as afirmativas abaixo:

I. A abordagem deve ser condizente com o estado emocional do paciente e não deve desencadear estresse.

II. O estado físico-emocional do paciente pode exigir sedação consciente a fim de diminuir a dor e proporcionar um atendimento seguro e tranquilo.

III. O plano de tratamento desse paciente será elaborado de acordo com as necessidades verificadas no exame clínico intrabucal, bem como suas condições sistêmicas.

IV. Episódios convulsivos decorrentes do AVC não devem contraindicar uso de próteses ou aparelhos removíveis.

Assinale a alternativa CORRETA.

Qual dos indicadores/medidas antropométricos(as) abaixo listados(as) é indicado apenas para a avaliação de sobrepeso em crianças menores de cinco anos?

Associe a coluna da direita com a da esquerda, considerando as metodologias de avaliação sensorial de alimentos.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis