Questões Concurso Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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O saneamento ambiental tem por objetivo a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida das pessoas aliados à preservação do meio ambiente.

Tendo em vista essa temática, assinale V (verdadeiro) ou F (falso)emcada afirmativa a seguir.

( ) Os recursos hídricos são precedentes do saneamento básico, do ponto de vista tanto técnico quanto regulatório. A extração de água e a disposição final dos esgotos se dão por meio de outorga pela autoridade gestora, que delimita os volumes captados e as vazões de lançamento nos cursos d'água.

( ) A disposição de excretas por via seca pode ser realizada por meio de uma fossa séptica. O tanque séptico é uma unidade de tratamento destinada a receber esgotos, particularmente aqueles de origem doméstica, e a tratá-los por meio de uma combinação de mecanismos químicos, físicos e biológicos.

( ) A água que sai da fossa séptica, após a sedimentação do material sólido, tem boa qualidade, podendo ser diretamente lançada no terreno, ou armazenada em tanques, para a posterior utilização na irrigação ou na higienização de calçadas, entre outras finalidades de reuso.

A sequência correta é

De acordo com Grunwell (1981, apud MOTA, 2001), “desvio fonológico” é uma desordem linguística que se manifesta pelo uso de padrões anormais no meio falado da linguagem. As características clínicas clássicas de crianças com tal transtorno encontram-se bem delimitadas pela autora.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa, considerando tais características.

( ) Fala espontânea apresentando erros, principalmente desvios consonantais da pronúncia adulta alvo, e audição dentro dos padrões de normalidade.

( ) Nenhuma disfunção neurológica detectável relevante para a produção da fala, assim como capacidade intelectual íntegra para o desenvolvimento da linguagem.

( ) Compreensão da linguagem rebaixada para a idade mental. Linguagem expressiva com desempenho rebaixado em relação ao tamanho do vocabulário e à extensão das expressões sintáticas.

A sequência correta é

O surgimento da linguagem verbal é um indicador importante para o desenvolvimento global adequado e pode ser compreendido como preditivo de desenvolvimento cognitivo e social da criança. O processo do desenvolvimento da linguagem é complexo e é caracterizado por uma combinação única de características biológicas, psíquicas e sociais de cada indivíduo, apesar de uma alta probabilidade de ocorrência de comportamentos linguísticos em uma crescente complexidade no aprendizado de unidades e regras para todas as crianças com um desenvolvimento típico. Portanto, a partir da diferenciação entre padrões típicos, de atraso ou de transtorno de linguagem, é possível ao fonoaudiólogo identificar e diferenciar tais padrões.

Pode-se afirmar, nesse sentido, que

I → os padrões considerados típicos são os que apresentam comportamentos esperados para o desenvolvimento da linguagem em relação à faixa etária da criança.

II → os quadros que caracterizam um atraso ou retardo de linguagem não retratam a cronologia e são evidenciados por um percurso de aquisição muito distinto do típico.

III→os quadros que caracterizamumtranstorno de linguagem refletem alterações específicas no surgimento e no encadeamento de comportamentos comunicativos, assim como na aquisição de comportamentos incomuns à comunicação e não esperados em nenhuma faixa etária.

Está(ao) correta(s)

Em relação aos critérios diagnósticos estabelecidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais em sua 5ª versão, associe cada Transtorno do Neurodesenvolvimento com a sua respectiva definição.

A sequência correta é

Em relação à escrita, a criança parece demonstrar que o conhecimento acerca das letras e do código escrito é anterior ao ensino formal. As crianças percorrem uma sequência psicogenética na construção do conhecimento da escrita, caracterizada em fases, cuja trajetória apresenta um crescente gradativo na apreensão do conhecimento sobre o sistema escrito. Em uma das fases de tal sequência, a criança parece compreender as diferenças entre representações icônicas e não-icônicas, fazendo distinção entre desenhar e escrever. Além disso, há uma tendência em usar grafismos que procuram reproduzir letras organizadas de forma linear e critérios relativos a uma quantidade mínima de letras para a representação do que está escrito. A característica mais marcante desta fase é que não há uma correspondência entre os elementos gráficos e os sons que compõem as palavras.

A fase descrita acima corresponde à

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