Questões Concurso UNIFAL-MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UNIFAL-MG

Um dos técnicos de tecnologia da informação da UNIAMAZON, Jefferson Bezos, recebeu da equipe de desenvolvimento de sistemas uma planilha com dados de usuários do novo sistema da biblioteca da instituição. Dentre esses dados estão nome, número de CPF e endereço de e-mail dos usuários. Bezos deve importar esses dados para a tabela de usuários do banco de dados do novo sistema, que já está pronta para ser populada. A única intervenção que Bezos precisa realizar nos dados antes de fazer a importação é com relação ao campo “CPF”: na tabela do banco de dados, o campo foi configurado para receber dados com comprimento exato de 11 caracteres e, na planilha, o CPF foi digitado com formato de número, um formato que não contempla os zeros da esquerda, quando eles são digitados. Dessa forma, na planilha, os números de CPF que começam com zero não possuem 11 dígitos no total, e isso vai impedir a importação correta dos dados para o banco de dados.
Considerando que não é possível devolver a planilha para que os dados sejam preenchidos de outra forma e, que o software de planilhas eletrônicas utilizado pela UNIAMAZON é o Planilhas Google, identifique o procedimento correto a ser executado na planilha que fará com que os dados de CPF fiquem preparados para importação para o banco de dados: 

#Questão 948978 - Português, Interpretação de Textos, UNIFAL-MG, 2023, UNIFAL-MG, 2023 - UNIFAL-MG - Técnico de Tecnologia da Informação

Governo pagou quase o dobro de juros, mas dívida pública cresceu mais de R$ 708 bilhões. 
Pagamento de juros e amortizações da dívida pública sem contrapartida cresceu 42% entre 2020 e 2021 depois de aumento de 33% no ano anterior, aponta relatório da Auditoria Cidadã da Dívida.
Por Gilson Camargo / Publicado em 12 de julho de 2022.
9_.png (333×338)

Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/economia/2022/07/governo-pagou-quase-o-dobro-de-juros-mas-divida-publica-cresceu-mais-de-r-708-bilhoes/ (Com adaptações). 
De acordo com o título da reportagem e o gráfico, é possível afirmar que:

#Questão 948979 - Português, Interpretação de Textos, UNIFAL-MG, 2023, UNIFAL-MG, 2023 - UNIFAL-MG - Técnico de Tecnologia da Informação

Leia o texto para responder a esta questão.


Funes, o memorioso.


Recordo-me dele (eu não tenho o direito de pronunciar esse verno sagrado, só um homem na Terra teve esse direito e esse homem morreu) segurando uma sombria flor-da-paixão, vendo-a como ninguém a viu, ainda que a olhasse do crepúsculo do dia até o da noite, por toda uma vida inteira. Recordo-me dele, a cara de índio taciturna e singularmente remota, atrás do cigarro. Recordo (creio) suas mãos afiladas de trançador. Recordo, perto daquelas mãos, uma cuia de mate, com as armas da Banda Oriental; recordo na janela da casa uma esteira amarela, com uma vaga paisagem lacustre. Recordo claramente a voz dele; a voz pousada, ressentida e nasal do suburbano antigo, sem os sibilos italianos de agora. Mais que três vezes não o vi; a última, em 1887... Parece-me muito acertado o projeto de que todos aqueles que o conheceram sobre ele escrevam; meu testemunho será talvez o mais breve e sem dúvida o mais pobre, mas não o menos imparcial do volume que os senhores editarão. (...)


BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras. 2007 (Com adaptações).


Da análise do fragmento do conto “Funes, o memorioso”, é adequado afirmar que as expressões destacadas correspondem a um mecanismo de:

#Questão 948985 - Português, Interpretação de Textos, UNIFAL-MG, 2023, UNIFAL-MG, 2023 - UNIFAL-MG - Técnico de Tecnologia da Informação

O lixo

Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
- Bom dia...
- Bom dia.
- A senhora é do 610.
- E o senhor do 612.
- É.
- Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...
- Pois é...
- Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo...
- O meu quê?
- O seu lixo.
- Ah...
- Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena...
- Na verdade sou só eu.
- Mmmm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata.
- É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar...
- Entendo.
- A senhora também...
- Me chame de você.
(...)

VERISSIMO, Luis Fernando. O melhor das comédias da vida privada. Rio de janeiro: Objetiva, 2004 (com adaptações). 


Da análise do primeiro parágrafo da crônica “O lixo”, de Luís Fernando Verissimo, é adequado afirmar que o texto:  

#Questão 948980 - Português, Morfologia, UNIFAL-MG, 2023, UNIFAL-MG, 2023 - UNIFAL-MG - Técnico de Tecnologia da Informação

Leia o texto para responder a esta questão. 
Abraço Caudaloso.
Amizade entre cronistas é um perigo: todo papo esbarra em crônica, já que toda crônica é uma espécie de papo. Foi numa conversa com o Antonio Prata, meu ex-amigo-platônico - “ex” não por não ser mais amigo mas por não ser mais platônico - que a bola começou a quicar. “Isso dá uma crônica”, ele disse. Mas nenhum dos dois escreveu, por escrúpulos de estar roubando a ideia do outro. Eu, que tenho menos escrúpulos e menos ideias, resolvi escrever.
Palavras, percebemos, são pessoas. Algumas são sozinhas: Abracadabra. Eureca. Bingo. Outras são promíscuas (embora prefiram a palavra “gregária”): estão sempre cercadas de muitas outras: Que. De. Por. (...)
Algumas palavras dependem de outras, embora não sejam grudadas por um hífen - quando têm hífen elas não são casadas, são siamesas. Casamento acontece quando se está junto por algum mistério. Alguns dirão que é amor, outros dirão que é afinidade, carência, preguiça e outros sentimentos menos nobres (a palavra engano, por exemplo, só está com ledo por pena - sabe que ledo, essa palavra moribunda, não iria encontrar mais nada a essa altura do campeonato).
DUVIVIER, Gregório. Abraço caudaloso. Folha de São Paulo, 02 fev. 2015 (Com adaptações).
Da análise da crônica “Abraço caudaloso”, é adequado afirmar que a conjunção destacada no último parágrafo exerce função: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis