Questões Concurso UFV-MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFV-MG

#Questão 1049861 - Pedagogia, , UFV, 2022, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Considerando o estudo realizado por Venturini e Feres Júnior (2020) a respeito da implementação de políticas de ações afirmativas na pós-graduação no Brasil, destaca-se a prevalência de iniciativas voltadas para atender, como beneficiários, os grupos étnico-raciais (pretos, pardos e indígenas), conforme demonstra o gráfico a seguir: 
18.png (711×380)
Fonte: VENTURINI e FERES JÚNIOR, 2000, p. 890.
Essa prevalência sinalizou uma mudança em relação à implementação de políticas de ações afirmativas na graduação, pois nesta as cotas sociais foram a maioria. Tendo isso em vista, analise as justificativas a seguir, relacionadas a argumentos apresentados pelos programas de pós-graduação para priorizarem os grupos étnico-raciais, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
(  ) As desigualdades raciais existentes no Brasil. ( ) A baixa representatividade dos grupos étnico-raciais nos cursos de pós-graduação. ( ) O entendimento de que não há barreiras para que as pessoas pretas e pardas alcancem postos de prestígio na estrutura social. ( ) O reconhecimento de que o Brasil não é uma “democracia racial” (GUIMARÃES, 2012, APUD VENTURINI e FERES JÚNIOR, 2020, p.890).
A sequência CORRETA é:

#Questão 1049862 - Pedagogia, , UFV, 2022, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Venturini e Feres Júnior (2020) salientam as dificuldades enfrentadas pelos programas de pós-graduação em relação à implementação de uma política de ações afirmativas. Isso se deve a alguns fatores. Com base no que pontuam tais autores, analise as afirmativas a seguir:
 I. Os programas de pós-graduação têm autonomia para publicar seus próprios editais de seleção, que podem variar, inclusive, em relação à periodicidade, assim como no que se refere ao estabelecimento de normas e critérios próprios. II. A legislação que trata das ações afirmativas (Leis Nº 12.711/2021 e 13.409/2016) normatiza apenas o sistema de seleção para os cursos de graduação nas universidades. III. Os estados brasileiros têm leis muito rígidas para a implementação das cotas, dificultando o atendimento integral por parte das instituições de educação superior estaduais. IV. Os conselhos universitários das universidades resistem em normatizar as ações afirmativas na pós-graduação, comprometendo, assim, a implementação e a difusão de tais ações.
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em:

#Questão 1049863 - Pedagogia, , UFV, 2022, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

A Portaria CAPES Nº 60, de 20 de março de 2019, define, em seu Artigo 2º, que são objetivos dos cursos de mestrado e doutorado profissionais, dentre outros: “I – capacitar profissionais qualificados para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia.”
De acordo com Quelhas, Filho e França (2005), o mestrado profissional:

De acordo com o Decreto nº 7.234, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES –, a responsabilidade em definir critérios e metodologia para a seleção dos alunos é da/do:

De acordo com Guerra (2016), é CORRETO afirmar que a herança conservadora do Serviço Social acarreta uma concepção tecnicista que orienta a profissão para:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis