Questões Concurso UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFSC

#Questão 1038457 - Medicina, Nefrologia, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Um homem de 58 anos procura o ambulatório com queixa de fraqueza. Relata ser portador de doença renal crônica (DRC). Traz hemograma realizado na mesma semana, com hemoglobina = 8 g/dL, leucócitos 9800/mm3 e plaquetas = 240.000/mm3 . Sobre o diagnóstico e a avaliação da anemia na DRC, segundo KDIGO (Kidney Disease: Improving Global Outcomes), assinale a alternativa correta.

Você atende no ambulatório uma paciente do sexo feminino, 61 anos de idade, com queixa de dor, rigidez, inchaço e perda da função articular das articulações interfalangeanas distais e joelhos. Ela já tem o diagnóstico de osteoartrite e necessita de orientações terapêuticas, pois seu reumatologista se aposentou, e ela está sem tratamento há mais de três anos. Sobre o tratamento da osteoartrite, a forma mais comum de artrite em todo o mundo, assinale a alternativa correta.

Um homem de 55 anos procura a unidade de emergência com queixa de “dor, inchaço e vermelhidão no dedão do pé esquerdo”, que teve início durante a madrugada e foi intensa o suficiente para despertá-lo e fazê-lo procurar ajuda médica antes do nascer do sol. Refere ter “ácido úrico” e já ter tido crise semelhante anterior. Tem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas e comer churrasco em dias que joga futebol e nos fins de semana (segundas-feiras, quartas-feiras, sextas-feiras, sábados e domingos). Já usou medicamentos há mais de três anos, mas abandonou o seguimento. Sobre o tratamento da gota, assinale a alterativa correta.

#Questão 1038460 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Um paciente é internado com quadro de tosse há dois meses, febre, adinamia, anorexia e perda de peso. Sobre o diagnóstico de tuberculose pulmonar, assinale a alterativa correta.

#Questão 1038461 - Medicina, Gastroenterologia, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Um homem de 55 anos procura o ambulatório com queixa de epigastralgia urente há cerca de 6 meses e perda de 6 kg que associa ao quadro. Ao ser questionado, informa ter realizado implante dentário com complicação infecciosa, que antecedeu o quadro dispéptico, e afirma ter usado anti-inflamatórios não hormonais (AINHs) e antibióticos por mais de uma semana. Nega quadro semelhante anterior, comorbidades ou cirurgias prévias. Ao exame físico, apresenta peso de 70 kg e altura de 1,85 m. Pressão arterial de 120x75 mmHg. Bom estado geral, avaliação cardiopulmonar normal. Abdômen plano, ruídos hidroaéreos presentes, fígado palpável a 1 cm do rebordo costal direito, Traube livre, sem massas palpáveis. Ausência de linfonodos periféricos. Traz um hemograma realizado um mês antes com: hemoglobina = 10 g/dL, leucócitos = 8500/mm3 e plaquetas 175.000/mm3 . Traz também uma esofagogastroduodenoscopia diagnóstica que evidenciou “uma extensa lesão ulcerada em antro que acomete parede anterior, pequena curvatura e parede posterior do mesmo e que mede 4 cm de diâmetro, profunda, com fundo recoberto por fibrina espessa e hematina, bordas elevadas e simétricas, causando deformidade na região. Sakita A1. Piloro concêntrico e simétrico. Na segunda porção do duodeno, observamos outra lesão ulcerada rasa, de borda regular, recoberta por fibrina. Sakita A1. Não foram realizadas biopsias.
Com relação a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis