Questões Concurso UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFSC

#Questão 1005241 - Enfermagem, , UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Enfermeiro

O infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma das principais causas de morte no Brasil. No ano de 2019, foram registrados 95.550 óbitos por IAM pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Considerando esses dados, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O IAM ocorre principalmente por ruptura da placa aterosclerótica com desnudamento endotelial, seguido de exposição de material subendotelial à corrente sanguínea, desencadeando o processo de coagulação, com formação local de trombo coronariano e oclusão.
II. O diagnóstico de IAM, na ausência de doença coronariana obstrutiva ou com estenose do vaso menor que 20%, conhecido como MINOCA (infarto do miocárdio com artérias coronárias não obstrutivas), ocorre quatro vezes mais frequentemente em homens.
III. A percepção da dor é multifatorial e influenciada por questões fisiológicas, anatômicas e psicossociais. As mulheres apresentam mais frequentemente precordialgia atípica e dores na mandíbula, dentes, garganta, costas, abdômen e ombro, além de náuseas, vômitos, fadiga e dispneia.
IV. Os fatores de risco tradicionais para doenças cardiovasculares são os mesmos para mulheres e homens. No entanto, as diferenças na prevalência e impacto desses fatores variam entre os sexos.
V. O eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações deve ser realizado em até 2 horas após a chegada do paciente com suspeita de IAM ao pronto-socorro, ou mesmo em ambiente pré-hospitalar, principalmente na busca de alterações do segmento ST.

#Questão 1005242 - Enfermagem, , UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Enfermeiro

Afogamento é “o processo de sofrer deficiência respiratória por submersão ou imersão em líquido”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada hora, mais de 40 pessoas morrem por essa causa. Considerando que o afogamento envolve princípios fisiológicos e intervenções específicas, assinale a alternativa correta.

#Questão 1005243 - Enfermagem, , UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Enfermeiro

O Diabete Melito (DM) pode ser definido como um conjunto de alterações metabólicas caracterizado por níveis sustentadamente elevados de glicemia, decorrentes de deficiência na produção de insulina ou de sua ação, levando a complicações de longo prazo. Sobre essa doença, assinale a alternativa correta.

#Questão 1005245 - Enfermagem, , UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Enfermeiro

Sobre feridas, atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) As fases da cicatrização de uma ferida são: inflamatória, proliferativa ou de reconstrução, epitelização e remodelação ou maturação.
( ) Na avaliação da ferida, o exame da ferida e da região perilesão inclui: localização, mensuração, identificação e mensuração de túneis/solapamentos, grau de lesão tecidual, exsudato, odor, dor, observação do leito da ferida, área perilesional e presença de infecção.
( ) Quanto à classificação da lesão por pressão, no estágio 2 ocorre a perda da pele em sua espessura total.
( ) A escala de Braden é uma ferramenta clinicamente validada que permite aos enfermeiros registrarem o nível de risco de uma pessoa desenvolver lesão por pressão. Segundo essa escala, a pontuação 9 ou menor corresponde a risco leve.
( ) O Índice Tornozelo Braquial (ITB) trata-se de um exame para auxílio na classificação das úlceras arteriais e deve-se considerar o maior valor encontrado para cálculo do ITB com a seguinte fórmula: ITB = Maior Pressão Arterial Sistólica (PAS) Tornozelo / maior Pressão Arterial Sistólica (PAS) braquial.

#Questão 1005246 - Enfermagem, , UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Enfermeiro

A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma intercorrência de emergência que exige da equipe de saúde conhecimento teórico-prático, sincronia, destreza e agilidade. Com base nas recomendações e diretrizes do ano de 2020 da American Heart Association (AHA), atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A cadeia de sobrevivência da AHA na PCR extra-hospitalar é representada por 5 elos: acionamento do serviço médico de emergência, ressuscitação cardiopulmonar de alta qualidade, desfibrilação, ressuscitação avançada e cuidados pós-PCR.
( ) O acesso intravenoso (IV) é a via preferida de administração de medicação durante a ressuscitação no SAVC. O acesso intraósseo (IO) é aceitável se o acesso (IV) não estiver disponível.
( ) A sequência de compressão e ventilação em adultos sem via aérea avançada é 30:2. Deve-se alternar os responsáveis pelas compressões a cada 2 minutos ou antes, se houver cansaço.
( ) Com relação à marcação do tempo, para PCR com um ritmo não chocável, é aceitável administrar a epinefrina assim que for possível.
( ) Em caso de suspeita por intoxicação por opioide, o uso da naloxona no momento certo é aconselhável.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis