Questões Concurso UFSB/BA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFSB/BA

Considerando a concentração de carboidratos em cada mamadeira, pode-se afirmar:

Sobre a vigilância das doenças e agravos de notificação compulsória, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Casos de dengue hemorrágica devem ser imediatamente notificados ao Ministério da Saúde.

( ) Todas as hepatites virais devem ser notificadas apenas semanalmente.

( ) Cólera, peste e febre amarela são as três doenças de notificação internacional obrigatória.

( ) Apenas óbitos por suspeita de febre Chikungunya são de notificação imediata ao Ministério da Saúde.

Assinale a sequência correta.

O Programa de Suplementação de Vitamina A foi proposto pelo Ministério da Saúde com o objetivo de reduzir a morbimortalidade materno-infantil, pois essa vitamina está ligada ao surgimento de manifestações oculares e ao comprometimento do sistema imunológico. Quanto a esse Programa, assinale a afirmativa correta.

A diarreia aguda é definida como a eliminação súbita de fezes de conteúdo líquido acima do habitual, associada, em geral, a aumento do número de evacuações. Já a diarreia crônica é conceituada como a que se estende por período superior a 30 dias ou pela frequência de 3 ou mais episódios de curta duração, em intervalo inferior a 2 meses. Em relação a esse tema, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O mecanismo osmótico pode ser o responsável tanto pelas diarreias agudas como pelas crônicas. Um exemplo clássico desse mecanismo ocorre nas deficiências de lactase, onde a lactose, substância osmoticamente ativa, ao não ser absorvida, carreia água para dentro da luz intestinal e a fermentação pela microbiota intestinal leva à produção de ácidos e gases, o que provoca distensão abdominal, aumento dos movimentos peristálticos, aumento dos ruídos hidroaéreos e fezes explosivas.

( ) Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) é altamente prevalente em países em desenvolvimento e junto com o rotavírus constituem cerca de 30% das causas de diarreia nessas regiões. Essas bactérias infectam os indivíduos de todas as idades e são a principal causa de diarreia do viajante. Produzem 2 tipos de enterotoxinas, LT (termolábil) e ST (termoestável), que aumentam a perda hídrica por estímulo de AMPc e GMPc após invadir a mucosa intestinal.

( ) A avaliação laboratorial das diarreias crônicas inclui diversas provas, dentre elas as provas de absorção de nutrientes para avaliação de absorção de hidratos de carbono, como o teste de lactose, no qual se oferece 6 g/kg de peso corpóreo de lactose e dosa-se a glicose em intervalos de tempo definidos. Outros testes envolvem as dosagens de anticorpos antigliadina e antiendomísio (IgG e IgM), melhores testes para diagnóstico da doença celíaca por serem altamente sensíveis e específicos, e dosagem de cloro no suor em três amostras, sendo diagnóstico de fibrose cística concentrações de cloro superiores a 60 mEq/L.

Assinale a sequência correta.

Em relação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde 2016, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A vacina inativada para poliomielite (VIP) deve ser dada aos 2, 4 e 6 meses de idade; a vacina oral para a poliomielite (VOP) é feita nos reforços aos 15 meses e aos 4 anos, bem como nas campanhas anuais de vacinação contra a poliomielite em crianças de 1 a 5 anos de idade incompletos.

( ) A vacina anti-meningocócica C deve ser feita aos 3 e 5 meses de idade e o reforço aos 15 meses.

( ) A vacina de HPV deve ser dada dos 9 aos 13 anos de idade em duas doses, com a 2a dose feita 3 meses após a primeira.

( ) A vacina anti-pneumocócica 10 valente deve ser feita aos 2 e 4 meses de idade e com reforço aos 12 meses.

( ) A vacina de febre amarela é aplicada aos 9 meses de idade, aos 6 meses em caso de epidemias e o reforço é feito a cada 10 anos.

Assinale a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis