Listagem de Questões Concurso UFPE
Observe o trecho: "como normalmente quem escreve não está junto com o leitor no momento da leitura ... é preciso que o texto seja claro". Entre os dois segmentos destacados desse trecho, é estabelecida uma relação de:
concessão
comparação.
finalidade.
causalidade
oposição.
"Por causa dessa simples qualidade – a permanência – a escrita dominou o mundo." Com o uso da palavra em destaque, o autor quis dizer que a escrita é:
sistemática.
perdurável.
múltipla
perecível.
A função dos recursos da pontuação está corretamente indicada nos itens:
1, 2, 3 e 5, apenas.
3, 4 e 5, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
2 e 4, apenas.
Assinale a alternativa em que o emprego inadequado dos sinais de pontuação prejudica a inteligibilidade do enunciado.
A língua reflete o que é o Brasil hoje, a hegemonia norte-americana. Mas é o português que usamos na hora das palavras de amor, da prece, da poesia, de ternura e consolo.
Precisamos, de uma política mais agressiva de bolsas de estudo para alunos estrangeiros estudarem o português. Essa, seria uma lei que eu gostaria de ver.
A língua que fornece mais palavras por empréstimo é aquela que pertence a um povo hegemônico, num determinado período da História. Hoje, é o inglês. Mas já foi o francês.
O idioma não está sendo descaracterizado, porque não está sendo atingido em seu sistema fônico, no sistema gramatical e no fundo léxico comum.
Em português, a regra diz que não existem palavras que terminem em t ou g. Quando aparece um t ou um g numa palavra estrangeira, nossa tendência é colocar um i. A gente compra hot dog mas diz "roti dogui".
Considerando a regência dos verbos e o uso adequado do artigo definido, assinale a alternativa em que o acento indicativo da crase está corretamente empregado.
O telefone é um recurso que pode levar nossa voz à qualquer parte do mundo. À quem devemos essa invenção?
Fomos obrigados à decorar dezenas de regras gramaticais. De 20 à 23 do próximo mês, vamos debater a função dessa atividade.
Se à escrita o mundo deve muito de suas conquistas, à nossos professores devemos a possibilidade de ter acesso à esse mundo.
Não é às pressas que desenvolveremos nossas possibilidades de acesso à escrita. O recurso à prática continuada é fundamental.
Quando lemos literatura, recorremos à estratégias iguais àquelas que usamos quando contemplamos um quadro.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}