Listagem de Questões Concurso UFPE
O texto jornalístico é geralmente produzido sob a pressão do tempo de fechamento das edições. Apesar da pressa, jornalistas experientes devem ser capazes de detectar e evitar expressões como "por cada", "marca gol", "confisca gado" e "boom da construção". Mesmo corretas gramaticalmente, essas expressões são desaconselhadas no texto jornalístico, por constituírem:
Jornalistas são constantemente incentivados a produzir sugestões de assuntos que podem se tornar matérias. Muitas vezes, essas sugestões são anotadas e servem, antes mesmo da confecção da pauta definitiva, para a elaboração do que os jornalistas chamam de:
Quando os jornalistas usam o termo "pauta", eles podem estar querendo falar de duas coisas distintas. "Pauta" pode significar, em primeiro lugar, o planejamento diário de uma edição ou de uma editoria. O segundo significado do termo "pauta" é:
a ordem de serviço para a chefia de reportagem.
a cobertura de um fato pela equipe de reportagem.
a lista de assuntos a serem publicados por editoria.
a tarefa de apuração atribuída a um repórter.
a lista de atividades passada para a editoria de fotografia.
A execução da pauta leva em consideração informações que são obtidas através de um trabalho exaustivo com as fontes. Em muitas redações, por exemplo, há profissionais encarregados de acompanhar o noticiário das emissoras de rádio. Esse trabalho, que pode subsidiar a produção da pauta, é chamado de:
A pauta também pode ser definida como um roteiro para a produção de textos e imagens e deve conter uma série de indicações. Observe a lista abaixo e indique a indicação que não consta de uma pauta jornalística.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}