Listagem de Questões Concurso UFPE
Boa parte da credibilidade da mídia se baseia na idéia de que as informações que ela disponibiliza são corretas. Por isso, considera-se que toda boa reportagem exige um "cruzamento de informações", mecanismo jornalístico que consiste em:
voltar a procurar a fonte para que ela confirme a versão que havia dado anteriormente.
basear a confirmação de uma entrevista em documentos que possam comprovar a veracidade das afirmações.
a partir de um fato transmitido por uma determinada fonte, ouvir a versão sobre o mesmo fato de outras fontes independentes.
selecionar as fontes a serem entrevistadas segundo critérios de importância hierárquica.
considerar que só as autoridades têm condições de falar sobre determinados assuntos.
Um dos mais importantes elementos de persuasão empregados pela mídia é a adoção de "testemunhas", que dão consistência às informações distribuídas. No caso de uma reportagem sobre um problema urbano, por exemplo, o prefeito de uma cidade e o presidente de uma associação de moradores podem ser, igualmente, fontes de informação jornalística. Enquanto o segundo pode ser considerado uma fonte da sociedade civil organizada, o primeiro seria:
A publicidade, assim como outros padrões da Comunicação, é fundamentalmente orientada para o convencimento das audiências (leitores, ouvintes, telespectadores). Por isso, especialistas procuram elaborar modelos de persuasão. Um desses modelos é conhecido através da sigla AIDA, e define cinco objetivos fundamentais de persuasão. Indique, entre as opções abaixo, o único objetivo que não faz parte do modelo AIDA.
Apresentadores de telejornais aparentam ter decorado perfeitamente os textos que lêem, já que olham permanentemente para a câmera. O dispositivo especular que se encaixa na frente da câmera, sem obscurecer a lente, e permitindo que o apresentador leia o texto do script sem desviar o olhar, chama-se:
O texto narrado que o repórter grava após a apuração e que serve para a edição de uma reportagem é chamado em televisão de:
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}