Questões Concurso UERJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UERJ

#Questão 1038170 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

Paciente de 57 anos, com dispneia progressiva, foi submetido à biopsia pulmonar devido a opacidades intersticiais pulmonares inespecíficas. No relato descritivo, o patologista informa a presença de corpos ferruginosos permeados com processo inflamatório de moderada intensidade, com presença de macrófagos e também de células gigantes. O diagnóstico mais provável é de:

#Questão 1038171 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

Durante o exame físico do aparelho respiratório, o médico solicita que o paciente repita algumas palavras para identificar sonoridade e nitidez. O residente considerou que o paciente apresentava no seu exame admissional pectorilóquia afônica no terço inferior do hemitórax esquerdo. O significado clínico mais comum desse sinal é: 

#Questão 1038172 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

Homem jovem realiza tomografia computadorizada de tórax que apresenta massa mediastinal anterior em determinados pontos, com valores negativos (-34UH a -83UH) dentro da massa. A hipótese mais provável é de: 

#Questão 1038173 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

A tomografia computadorizada de tórax deve ser solicitada para todos os pacientes com suspeita de doença intersticial pulmonar. Avalie a imagem a seguir:
Imagem associada para resolução da questão
O padrão tomográfico é mais compatível com pneumonia:

#Questão 1038176 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

De acordo com o caso clínico a seguir, responda às questão. 


Um paciente de 38 anos, sem comorbidades, foi admitido na unidade de terapia intensiva com quadro de pneumonia viral/COVID-19 e acometimento pulmonar estimado em mais de 75%.


Após 24 horas de ventilação mecânica desse paciente, foi indicado o uso de membrana de oxigenação extracorpórea (ECMO), na modalidade veno-venosa (VV). Após algumas horas, o paciente voltou a piorar os parâmetros de troca gasosa. A melhor hipótese que descreve o fenômeno e sua causa, respectivamente, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis