Questões Concurso UERJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UERJ

#Questão 1037959 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Plantão Geral

Homem de 55 anos chega à emergência com intensa cianose central, entretanto sua gasometria arterial não mostra hipoxemia (PaO2= 92mmHg). Ele não tem baqueteamento digital ou sinais de doença pulmonar crônica, o exame da região precordial está normal e suas extremidades estão quentes. Nesse caso, os medicamentos que podem estar ligados à gênese do quadro são:

#Questão 1037960 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Plantão Geral

Homem de 59 anos, fumante e com passado de tuberculose tratada há 15 anos, chega à emergência com hemoptise volumosa. Inicialmente sem sinais de insuficiência respiratória, é levado à tomografia, que mostra massa no ápice do pulmão direito, além de linfonodos aumentados no mediastino e discreto derrame pleural à direita. De volta à emergência, tem sangramento de vulto e consequente hipoxemia. O procedimento de escolha para tentar cessar a hemoptise, nesse paciente, é: 

#Questão 1037961 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Plantão Geral

Mulher de 48 anos, com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus do tipo 2, tem diagnóstico de artrite reumatoide há 10 anos. Exceto pelas dores articulares, não tem outras queixas e diz ter ido à consulta, incentivada pela sua irmã. Não é examinada por nenhum médico há alguns anos e diz que esporadicamente usa 20mg de prednisona quando as dores nas mãos pioram. Há dois meses, procurou ambulatório onde, após exames complementares e consulta multidisciplinar, foram prescritos metformina, losartana, metotrexate, hidroxicloroquina e espironolactona. Nesse momento, procura emergência por tosse, dispneia progressiva aos esforços e febre baixa iniciadas há cerca de 20 dias. Tem PCR para covid19 colhidos no D3 e no D7, após início da febre, negativos. O leucograma é normal e ela não melhorou apesar de ter usado corretamente claritromicina associada à amoxicilina com clavulanato, por 7 dias antes de ir à emergência. A tomografia computadorizada (TC) mostra padrão de acometimento intersticial pulmonar. A droga que mais provavelmente pode estar envolvida na gênese do quadro clínico é: 

#Questão 1038132 - Medicina, Urologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Urologia

Paciente de 52 anos, com hipertensão arterial sistêmica em tratamento regular, apresenta queixa de curvatura peniana para a esquerda, associada à incapacidade de penetração e encurtamento peniano, que se iniciou há três anos. Nega dor, disfunção erétil ou qualquer outra disfunção sexual. Manifesta o desejo de ter o pênis reto e com o comprimento que tinha antes do início da doença. Ao exame físico: pênis normal à inspeção, porém, apresentando grande placa calcificada na região dorso lateral, no meio da haste peniana; comprimento real sob tração máxima de 11cm. O teste de ereção fármaco induzido, realizado com 10 microgramas de alprostadil, evidenciou ereção 4+/4+, curvatura peniana lateral esquerda de 90º, ausência de sinais dopplerfluxométricos de insuficiência arterial ou sinais indiretos de fuga venosa. Em relação a esse paciente, o tratamento padrão deve ser: 

#Questão 1038133 - Medicina, Urologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Urologia

Apesar de a hipertensão renovascular ser a causa mais factível de cura de hipertensão secundária, a sua prevalência ocorre em menos de 1% dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica leve a moderada. Cerca de 70% dos casos de lesões renovasculares são causados por ateroscleroses. O principal tipo de fibroplasia de artérias renais é a:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis