Questões Concurso UERJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UERJ

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem por objetivo assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, com base no disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei nº 9.394/1996). O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) integra o SINAES e é aplicado periodicamente aos estudantes de graduação ao final dos:

#Questão 1051696 - Pedagogia, , CEPUERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pedagogo

Aos alunos enfermos e/ou hospitalizados, impossibilitados de frequentar o ambiente escolar, temporária ou permanentemente, deve ser oferecido um sistema de atendimento educacional em ambientes hospitalares e/ou domiciliares. Em relação ao atendimento pedagógico nesses ambientes, de forma integrada com os serviços de saúde, “[a] oferta curricular ou didático-pedagógica deverá ser flexibilizada, de forma que contribua com a promoção de saúde e ao melhor retorno e/ou continuidade dos estudos pelos educandos envolvidos.” (BRASIL, 2002, p.17). Diante dessas circunstâncias, a etapa da avaliação:

#Questão 1051697 - Pedagogia, , CEPUERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pedagogo

Luckesi (2006) afirma que seria um contrassenso julgar que, no bojo de um modelo pedagógico autoritário e voltado para a classificação, estaria presente uma avaliação democrática. Contudo, ele acredita na possibilidade de resgatar a avaliação em sua essência, ou seja, como um juízo de valor com vistas à tomada de decisão, capaz de redefinir ou manter os cursos das aprendizagens. Assim, avaliação diagnóstica é aquela que: 

#Questão 1051698 - Pedagogia, , CEPUERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pedagogo

Para Luckesi (2006, p.165), a avaliação pode ser entendida como um “ato subsidiário do processo de construção de resultados satisfatórios.” Assim, nas instituições educativas formais que atuam para o alcance do desenvolvimento intelectual dos indivíduos, o autor considera que o processo avaliativo consiste:

#Questão 1051699 - Pedagogia, , CEPUERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pedagogo

Diante das peculiaridades da educação escolar, configuradas pelas demandas de atualização e capacidade técnica para atuar com e perante a diversidade de indivíduos que se encontram no espaço da escola, demanda-se um processo formativo qualificado para os profissionais da educação. Nesse sentido, de acordo com Libâneo (2011), para a formação inicial e continuada de professores, uma das demandas é desenvolver uma concepção:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis