Listagem de Questões Concurso TSE
A classe operária
é muito antiga, tendo estado praticamente em todas as sociedades desde as primeiras comunidades organizadas.
é um fenômeno perene e natural na conformação da contemporaneidade.
está associada à existência de uma parte da população desprovida de meios de produção e que se dedica a vender sua força de trabalho.
está exclusivamente ligada ao fenômeno da Revolução Industrial.
A formação dos Estados nacionais na América Latina é muito diversa, embora existam matrizes comuns. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.
O predomínio dos chamados “interesses ingleses” se manifestou de forma homogênea em todo o espaço latinoamericano por via da subordinação sem contestação.
A guerra do Paraguai, embora na segunda metade do século XIX, ainda foi uma guerra de afirmação nacional e de acomodação na formação dos Estados platinos na América do Sul.
Os Estados nacionais mais bem organizados, com hegemonias internas mais bem estruturadas, como no caso brasileiro, puderam estabelecer critérios de soberania nacional sem fazer maiores concessões ao longo do século XIX.
Cuba, ao tempo de José Martí, em fins do século XIX, iniciou ruptura definitiva com Espanha, mas procurou evitar, por meio da visão liberal nacionalista de José Antônio Saco, ingerência norte-americana na vida cubana, o que não aconteceu na prática das primeiras décadas do século XX.
A formação e o desenvolvimento dos Estados nacionais na América Latina nos séculos XIX e XX
foi resultante de uma herança colonial autoritária que continuou, sem modernização e ajustes, nesses dois séculos.
incorporou, já no século XIX, o fator povo, ao permitir a inclusão das classes sociais subalternas em ambiente de protagonismo político.
levou à impossibilidade de arranjos de conciliação entre liberais e conservadores, entre associativistas e nacionaldesenvolvimentistas.
foi iniciada por líderes imbuídos do ideário burguês liberal. Tais lideranças, depois, se moveram para formas mais locais, como o sistema dos caudilhos na América de expressão espanhola.
Nos Estados Unidos da América, um dos legados da guerra civil do século XIX foi
a divisão permanente entre duas Américas, uma desenvolvida ao sul e outra marcada pelo ranço escravista que subsistiu um século depois no norte.
abriu brechas para o pleno emprego e o fechamento do país a novos imigrantes.
a produção de uma ambigüidade no negro norte- americano: não ser escravo nem cidadão.
uma certa retração na lógica da acumulação de riquezas, que moldava o homem, a qual Aléxis de Tocqueville identificara na sua interpretação do devir dos norte-americanos.
Tomando o texto como referência inicial, é correto afirmar que o século XIX na Europa foi dominado por
forte elevação do peso das tensões que levaram a levantes, guerras civis e insurreições na sua história continental.
movimentos de tensão direta entre potências tradicionais como a Inglaterra, mais ao ocidente, contra a Rússia, no leste.
movimentos de retorno à ordem do Antigo Regime, inimigos da voga liberal que recém se iniciava.
lógica histórica que pode ser apreendida apenas por meio das suas resultantes que proveram o século XX de continuidades do anterior.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}