Listagem de Questões Concurso TSE
O faraó
estava identificado com diferentes deuses, possuindo origem divina e representando a própria divindade.
era uma entidade social mais que política no sentido da sua representação das comunidades aquáticas fundadoras da civilização egípcia.
morria como deus, deixando sua obra nas tumbas para lembrar o quanto contribuíra para o florescimento do Egito.
representou, no Egito antigo, o mesmo que representaria o déspota esclarecido do Iluminismo europeu.
A respeito das sociedades feudais do Ocidente europeu, assinale a opção correta.
Foram marcadas por sistemas econômicos autárquicos, sem nenhuma incursão em formas produtivas dinâmicas e que as levassem, mesmo na Baixa Idade Média, a formas mais sofisticadas de organização da produção e do consumo.
Foram uniformes, ao longo de quase mil anos, estruturadas em torno de uma organização econômica voltada para o meio urbano, embora com insumos advindos da produção agrícola.
Construíram um modus operandi da economia bastante próximo às formas produtivas herdadas das formas escravistas presentes na economia romana clássica.
Embora tivessem uma base comum na economia, apresentaram formas e evoluções bastante distintas entre elas e ainda mais diferenciadas em relação às sociedades medievais do Oriente europeu.
As relações sociais na Idade Média européia
foram marcadas por hierarquia discreta e pouco impositiva, mesmo que organizadas em forma de ordens.
traduzem, com grande tipicidade, as formas que ficaram consagradas na história social como de sociedades estamentais.
assistiram mudanças, mas que não alteraram o caráter vertical e fechado dessas relações, mesmo ante o florescimento de novas formas de organização da economia e a urbanização em fins da Idade Média.
tiveram origem em várias formas de organização da vida no campo advindas da crise dos sistemas sociais herdados das cidades-estado gregas da Antiguidade Clássica.
Tomando o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta a respeito do Renascimento.
O Renascimento, expressão do movimento humanista, em muito se beneficiou dos benfeitores e mecenas que patrocinavam as ações e atividades de artistas e cientistas.
A maneira em torno da qual a introdução de novas técnicas e criações foi tratada, por reis e pela Igreja de Roma, foi clara: estimulou-se o avanço nos conhecimentos até então existentes.
Movimento de renovação humanista, o Renascimento beneficiou-se em sua difusão com o invento de Gutenberg.
Marcado por desenvolvimentos técnicos advindos do campo da fundição e da metalurgia, bem como das invenções no campo da navegação, o Renascimento relacionou-se estreitamente com as grandes navegações.
Ainda tomando o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta acerca do Renascimento.
O Renascimento teve relação estreita com as novas formas de olhar a natureza, particularmente no que se refere à prática da observação científica por meio de experimentos.
A matemática ganhou ênfase no Renascimento devido sua contribuição à condensação da vastidão da natureza por meio de uma linguagem abstrata, rigorosa e ansiosa por certa homogeneização.
A baixa assimilação, no Renascimento, das tradições arábicas dos algarismos e das técnicas algébricas da civilização islâmica reduziram sua capacidade de se fazer um movimento humanista mais universal.
Maquiavel e Galileu, apesar das suas contribuições em campos do conhecimento diferenciados, contribuíram para a formação de um espírito científico com identidade própria, independente, mas filho da filosofia.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}