Listagem de Questões Concurso TSE
Há cerca de um milhão de anos, o Homo erectus iniciava sua trilha a partir dos vales da África centro-oriental para o mundo. Essa trilha
abriu caminhos na direção da Europa e da Ásia, em especial.
empurrou homens e mulheres em êxodo para o processo civilizatório pioneiro nas Américas.
era animada por um espírito de diáspora espiritual mais do que pelo avanço tecnológico e econômico.
foi prejudicada pela carência de um sistema de transporte de água, alimento e fogo.
Uma base da formação das comunidades mais antigas no mundo de agricultores e criadores foi a revolução agrícola. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
A coleta e a caça, como atividades primitivas e inseguras, foram sendo gradualmente substituídas pela segurança do mundo da agricultura e da criação.
A agricultura, por dispersar riqueza, atraía menos a cobiça de vizinhos que praticavam a guerra como forma de sobrevivência.
A crença no Egito como o grande berço da agricultura já não possui tantos defensores nas correntes historiográficas predominantes atualmente.
A agricultura limitou as possibilidades de crescimento demográfico e a formação de estrutura organizacional em torno de grupos e tribos.
A noção de cultura neolítica
vem sendo gradualmente substituída pela idéia de culturas neolíticas, dada a enorme diversidade de traços distintivos gerados pelo produção de excedentes agrícolas.
expressa a idéia de uma evolução comum que acompanha a formação cultural advinda da aglomeração humana em cidades e da explosão demográfica.
é a mesma que, no mundo contemporâneo, explica a articulação da história dos povos das selvas equatoriais na África com as nações amazônicas.
expressa um conjunto de práticas culturais uniformes desenvolvidas na fase neolítica da evolução humana.
A formação das cidades é muito antiga e está plasmada por
discreto debate historiográfico em torno da coincidência entre a expansão da agricultura e a formação urbana incipiente.
um significado todo especial dada sua relação dialética com o nascimento das primeiras civilizações.
um conceito complementar de poder daqueles que, organizando sanções contra os que não trabalhavam nas antigas comunidades, obrigava os preguiçosos a habitar centros isolados e separados da base produtiva da agricultura.
um processo de fixação à terra dissociado da revolução agrícola.
A emergência da escrita, marco da historiografia tradicional que separa a história das sociedades ditas pré-históricas das que se crêem propriamente históricas,
permanece válida como critério funcional de identificação de historicidade dos povos e nações que vivem à margem da contemporaneidade.
emana de uma critério classificatório dialético da história.
expõe a tensão entre as formas de conservação de memória em grupos menores e as exigências de complexidade e objetividade no cálculo e na anotação em comunidades maiores.
evidencia a superioridade cultural das sociedades que conhecem a escrita em relação àquelas que ficaram presas à oralidade.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}