Listagem de Questões Concurso TSE
Antônio Conselheiro declarava em 1896 que havia rebanhos mil a correr da praia para o sertão e que o sertão viraria praia e a praia viraria sertão. A respeito do ambiente e dos processos que cercam essa imagem, assinale a opção correta.
A implantação do regime republicano, em 1889, modificou de forma substantiva as condições de vida dos fazendeiros e camponeses do interior do país.
Os sentimentos de isolamento e abandono, fortes na história sertaneja, aguçaram a esperança e o desespero dos nordestinos rurais daquela quadra histórica.
A saga de Canudos, na memória nacional, representa a reação ao padecimento social gerado pela modernização conservadora que se operou nas economias rurais nordestinas no final do século XIX.
A vida política e social que levou camponeses a acompanhar Antônio Conselheiro nos sertões do Nordeste do Brasil era sustentada por níveis elevados de formação doutrinal na religião católica.
O Império brasileiro, ao ceder à República, deixou contribuições e problemas para o novo regime. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.
O Império garantiu a integridade territorial e a estabilidade que beneficiava o povo e a elite.
A República nasceu com problemas herdados da crise do escravismo, como o chamado "problema negro".
A vida político-partidária do Império, marcada por atritos ideológicos de variados matizes, convergiu, na República, para um ponto programático consensual.
Ao nascer, a República não romperia estruturalmente, de forma revolucionária, as bases econômicas agroexportadoras do Império.
A política de governadores, na República Velha brasileira, funcionava por meio de vários mecanismos institucionais e costumes políticos diversos. Entre eles se destacava
a Comissão de Verificação do Congresso Federal, que tinha o poder de reconhecer ou vetar a eleição de senadores, deputados, presidente e vice-presidente, de forma a referendar apenas os mandatos dos políticos pertencentes às oligarquias dos estados.
a resistência natural dos oligarcas estaduais a apoiar presidentes a que não tinham simpatia.
a reação, por parte do poder central, ao sistema das "máquinas eleitorais" montadas pelos governadores.
o domínio da política nos estados pelos grandes partidos nacionais.
A Era Vargas vem sendo revista, particularmente
no que se refere à revalorização de sua contribuição à perpetuação do modelo de agroexportação nacional.
no que tange ao reconhecimento do seu peso no projeto industrial do país.
pela adoção de uma revolução educacional que permitiu elevar o padrão médio intelectual do brasileiro das classes sociais inferiores.
na reificação da cultura totalitária, ocorrida no Brasil do seu tempo.
O Brasil dos anos 60 do século XX assistiu a transições culturais, políticas e econômicas de grande impacto. Assinale a opção incorreta em relação a essas transformações.
Um regime político ancorado em robusta mobilização da política foi sucedido por um regime fechado.
A economia nacional, ainda relativamente exportadora de café e cacau, moveu-se gradualmente para a inclusão de maior valor agregado ao produto exportado ao final da referida década.
Tomada por onda de internacionalização, a cultura brasileira sofreu um processo de regressão da produção musical de matriz nacional.
A política externa, que iniciara a década com ares de autonomia, voltou a buscar esse parâmetro na diplomacia da prosperidade no final do período considerado.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}