Questões Concurso TRT - 4ª REGIÃO (RS)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TRT - 4ª REGIÃO (RS)

#Questão 1059298 - Psiquiatria, Psiquiatria geriátrica, FCC, 2022, TRT - 4ª REGIÃO (RS), Analista Judiciário - Especialidade: Medicina (Psiquiatria)

D.M, 78 anos, viúva, reside sozinha desde que os filhos saíram de casa. Nos últimos anos, vem guardando objetos que eram jogados no lixo por vizinhos. Parou de sair de casa, e os cômodos foram ficando cheios de papéis, caixas e objetos variados impedindo a entrada. Com o tempo, passou a apresentar prejuízo do autocuidado. A paciente, quando confrontada, ficava agressiva e irritada, sentindo grande desespero e ansiedade na hipótese de retirar seus pertences, chegando a trancar a porta para que ninguém entrasse e “roubasse suas coisas”. Essa descrição é compatível com a síndrome de

#Questão 1059299 - Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, FCC, 2022, TRT - 4ª REGIÃO (RS), Analista Judiciário - Especialidade: Medicina (Psiquiatria)

A.S, 32 anos, chegou ao Pronto-Socorro (PS) trazida por policiais que a encontraram andando pela estrada após ter sofrido um acidente de trânsito há 2 dias. Ao ser questionada, a paciente não sabia dizer onde estava, nem como chegou no local, nem recordava do acidente de trânsito, ou de ter saído de carro. Algumas pessoas descreveram aos policiais que a paciente caminhava pela beira da estrada de forma calma e parecia “confusa” quando perguntavam o nome. No PS fez EEG, tomografia, exames sangue e toxicológico sem alterações. A hipótese diagnóstica para esse caso, segundo a CID-10, é: 

#Questão 1059300 - Psiquiatria, Neurociência, FCC, 2022, TRT - 4ª REGIÃO (RS), Analista Judiciário - Especialidade: Medicina (Psiquiatria)

Doença do sistema nervoso central associada ao vírus do sarampo, ocorre mais frequentemente no sexo masculino, com prognóstico reservado. Está associada a movimentos musculares involuntários e convulsões. Essa descrição é compatível com:

#Questão 1059303 - Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, FCC, 2022, TRT - 4ª REGIÃO (RS), Analista Judiciário - Especialidade: Medicina (Psiquiatria)

É uma condição caracterizada por poliqueixas que não guardam relação entre si, com as causas alegadas que agridem as mais primárias noções de anatomia e fisiologia, desconexas, ilógicas, incluindo-se a evolução, sempre apontando o agravamento progressivo, a ineficácia de todos os tratamentos, a incurabilidade.
A perícia médica fica diante de alguém que afirma ser portador de enfermidades invalidantes, na maioria das vezes nunca temporárias, quase sempre permanentes, sem qualquer lógica fisiopatológica.
Difere da simulação, pois o simulador tem consciência da ilicitude da sua conduta. Na condição em análise, o indivíduo não apenas acredita nos seus males, como na verdade sente o que refere sentir, está absolutamente convencido de que possui patologias geradoras de “direitos”, “rendas”, e nunca aceita qualquer tentativa de fazê-lo ver o aspecto psicossomático do seu quadro.
Essa condição é conhecida por:

#Questão 1059306 - Psiquiatria, História da Psiquiatria, FCC, 2022, TRT - 4ª REGIÃO (RS), Analista Judiciário - Especialidade: Medicina (Psiquiatria)

Em 1976, o Supremo Tribunal da Califórnia decidiu, ao analisar um polêmico caso de assassinato, que, como consequência do ocorrido, os profissionais da saúde têm o dever de proteger potenciais vítimas se seus pacientes fizerem ameaças ou de outra forma se comportarem como se apresentassem um grave perigo de violência para o outro. O Tribunal determinou que a necessidade de proteger o público era mais importante que a proteção da confidencialidade do paciente-profissional da saúde. Essa decisão ficou conhecida como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis