Questões Concurso Tribunal de Justiça   - ES (TJES/ES)

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Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação: corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses motores, julgue os itens a seguir.

O índice de acidez — total acid number (TAN) — mede a extensão da oxidação do óleo lubrificante, a qual é uma das causas de avarias mecânicas no motor a dísel.

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação: corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses motores, julgue os itens a seguir.

Na manutenção corretiva, o motor a dísel funciona até quebrar e só nessa fase o procedimento de manutenção é adotado.

Na teoria da confiabilidade, para o funcionamento dos motores a dísel, a curva da taxa de falha em função do tempo é representada em um gráfico cujo aspecto é o de uma curva em forma de uma banheira, comumente chamada de curva da banheira. Essa curva é caracterizada por três partes bem distintas. Com relação a essa curva e às suas partes componentes, julgue os itens que se seguem.

As fases características relacionadas às três partes da curva da banheira são denominadas falhas por mortalidade infantil, aleatórias e por desgaste.

Na teoria da confiabilidade, para o funcionamento dos motores a dísel, a curva da taxa de falha em função do tempo é representada em um gráfico cujo aspecto é o de uma curva em forma de uma banheira, comumente chamada de curva da banheira. Essa curva é caracterizada por três partes bem distintas. Com relação a essa curva e às suas partes componentes, julgue os itens que se seguem.

Na fase intermediária da curva, as revisões parciais e a adoção de técnicas preditivas contribuem para o aumento da confiabilidade dos motores a dísel.

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado, pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos.

O motor a dísel que contém em sua especificação a sigla TDI é equipado com turbocompressor e intercooler.

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