Questões Concurso TRF 2ª

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TRF 2ª

Sobre as ontologias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Constituem-se em poderosa linguagem de formatação para criar hipertextos pesquisáveis.

( ) Foram criadas para melhorar a recuperação dos recursos informacionais na internet, constituindo-se em um conjunto de elementos não obrigatórios utilizados para descrição de documentos.

( ) Podem ser conceituadas como um conjunto de conceitos padronizados em que termos e definições devem ser aceitos por uma comunidade no âmbito de um domínio.

A sequência está correta em

Acerca das linguagens documentárias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Permitem a rápida consulta e o arquivamento de maneira homogênea entre documentos similares, servindo como síntese de características técnicas.

( ) Possibilitam às pessoas que lidam com informação, a capacidade de manipular grande volume de recursos informacionais de forma sistêmica, evitando, por consequência, o caos informacional.

( ) São sistemas de gerenciamento que padronizam a indexação de documentos, de acordo com suas características físicas mais importantes.

A sequência está correta em

Quanto ao Resource Description and Access (RDA), analise as afirmativas a seguir.

I. A estrutura da RDA é flexível e extensível, permitindo a descrição de todos os tipos de materiais, sejam eles recursos tradicionais de uma biblioteca, ou recursos de outras comunidades ligadas ao patrimônio cultural, como arquivos ou museus, por exemplo.

II. A RDA é uma norma projetada para o contexto digital e consiste em um conjunto de instruções práticas baseadas em um arcabouço teórico que define a forma, a estrutura e o conteúdo desta nova norma.

III. Os dados RDA podem ser empregados como a base de um conjunto de elementos de metadados que torna visíveis e utilizáveis os dados em um ambiente da internet.

Estão corretas as afirmativas

Sobre o International Standard Serial Number – ISSN, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada que confere vantagens ao editor uma vez que possibilita rapidez, produtividade, qualidade e precisão na identificação e controle da publicação seriada nas etapas da cadeia produtiva editorial.

( ) Por ser um código único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído, identifica uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (lançamento, circulação e encerramento da revista), seja qual for o idioma ou suporte físico utilizado.

( ) Seu uso é obrigatório de acordo com a Lei nº 10.994, de 14 de dezembro de 2004, que determina que um exemplar de todas as publicações periódicas brasileiras deverá ser encaminhado ao Depósito Legal no IBICT, visando à preservação e formação da Memória Científica Nacional.

A sequência está correta em

Analise as seguintes estratégias de preservação digital e identifique as estratégias estruturais (E) e as estratégias operacionais (O).

( ) Adoção de padrões.

( ) Conversão de formatos.

( ) Elaboração de normas.

( ) Migração de suporte.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis