Questões Concurso TJPR/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TJPR/PR

Considerando o aspecto de pontuação segundo a norma padrão, analise as afirmativas e assinale a opção que apresenta todas as afirmativas INCORRETAS.

I. "Para Roberto Kauffmann, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil, a..." as vírgulas podem ser substituídas por travessão.

II. Em: "Na prática o projeto premia quem vive em locais..." pode ser acrescentada uma vírgula após a palavra prática.

III. Em: "Análise parecida fez o antropólogo Roberto DaMatta sobre o polêmico..." pode ser colocada uma vírgula após o nome do antropólago.

IV. Em: "Ventura lembrou um exemplo bem-sucedido ("não para os removidos, bem entendido") de remoção, o da favela da Catacumba..." podem ser retiradas as aspas de dentro dos parênteses.

A denotação e a conotação dependem do contexto em que estão inseridas. A mesma palavra pode, ora se apresentar em sentido literal, ora em figurado. Assinale a opção em não foi empregada a conotação da linguagem. (Todas as chamadas foram retiradas da revista Isto É, de 2 de setembro de 2009)

O sentido de uma palavra depende, em grande parte, do contexto em que ela está inserida. Os itens a seguir apresentam sinônimos para os termos fornecidos, respectivamente. Assinale a opção em que a substituição não apresenta um sinônimo pertinente.

Assinale a opção errada a respeito dos aspectos morfossintáticos do texto.

Os indícios discursivos apresentados em um texto sugerem sua adesão a um ou outro gênero de produção. Com base nos elementos contidos no excerto lido, pode-se afirmar corretamente que o leitor está diante de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis