Questões Concurso TJPR/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TJPR/PR

Sobre o correto uso de determinadas palavras, morfológica e semanticamente, observe como o autor emprega no texto os demonstrativos este, esse, aquela.

Nos exemplos abaixo, preencha os espaços com os demonstrativos este, esse e aquela, no masculino ou no feminino, no singular ou no plural, em atenção às regras de concordância:

I. "Nós tínhamos ________ felicidade que ficou no passado: eu não tinha ________ solidão de hoje, nem você tinha ________ tristeza estampada no rosto".

II. "O mundo era tranqüilo, ________ tranqüilidade não se encontra hoje em parte alguma."

III. "Espero que ________ sua alegria continue por muito tempo."

IV. "Veja no jornal ________ notícia que acaba de me deixar muito feliz."

 

Os espaços foram preenchidos corretamente com:

Releia o trecho a seguir.

             Volta para o estúdio. Os âncoras fecham a cara. Estão bravos com o aumento de preços. E o que fazer para proteger o seu dinheiro? A reportagem é agora com um economista, que, compenetrado, surge fazendo cálculos na calculadora.

 

 

Assinale a opção que apresenta todas as afirmativas corretas sobre aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos do trecho.

I. Volta e âncoras são palavras polissêmicas. No trecho, a primeira significa o deslocamento da imagem do supermercado para o ambiente fechado.

II. Os três primeiros períodos podem ser, corretamente, escritos: "Volta para o estúdio e os âncoras fecham a cara porque estão bravos com o aumento de preços."

III. O adjetivo que se refere ao economista tem a função sintática de predicativo e pode ser, corretamente, colocado após o verbo surgir.

IV. As expressões: para o estúdio, a cara, com o aumento de preços e o seu dinheiro são complementos verbais, na função sintática de objetos diretos ou indiretos.

V. O quarto período do trecho pode ser transposto para a voz passiva, sem identificação do agente da passiva.

Leia o texto a seguir, retirado da revista ISTO É, de 6 de maio de 2009 para a resolução das questões 21 e 22. Assinale a opção que apresenta todas as afirmativas corretas a respeito de aspectos morfossintáticos e de interpretação da norma padrão da língua.

 

História – As marcas de Auschwitz

Setembro de 1944. Presos no campo de extermínio nazista de Auschwitz, na Polônia, oito jovens entre 18 e 20 anos escreveram seus nomes e datas de nascimento em um papelão e o colocaram numa garrafa. Agora, 65 anos depois, essa mensagem foi encontrada por acaso. A garrafa estava escondida em um muro demolido por operários.

 

I. A palavra marcas pode ser entendida no sentido literal, denotativo e no sentido figurado, conotativo.

II. O final do texto (em negrito) tem duas locuções verbais.

III. A forma pronominal essa (essa mensagem) foi empregada porque se refere a algo já dito.

IV. Presos no campo de concentração só pode ser reescrito, corretamente, que estavam presos no campo de extermínio nazista de Auschwitz, na Polônia, se a oração aparecer após oito jovens entre 18 e 20 anos.

V. O pronome oblíquo o retoma o substantivo papelão e tem a função sintática de objeto direto.

Analise o emprego do que no período "Não importou que os novos assentamentos não ...". A seguir, assinale a opção que apresenta que com a mesma classificação morfológica.

Frases como "Salve a Amazônia", "Preserve e Amazônia" e "A Amazônia é nossa" podem ser definidas como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis