Questões Concurso TJPR/PR

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"A teoria de Piaget postula a seguinte sequência de estágios ou períodos do desenvolvimento cognitivo: (1) o período sensório-motor dos bebês; (2) o período pré-operatório do início da infância; (3) o período operatório-concreto posterior na infância; (4) o período operatório-formal da adolescência". A respeito da teoria cognitiva de Piaget, é incorreto afirmar:

Marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as alternativas relacionadas às psicoterapias.

(  ) O objetivo principal do tratamento é o alívio ou a melhora dos sintomas, sem que se esperem mudanças na estrutura subjacente do caráter ou na solução dos conflitos básicos.

(  ) O objetivo da psicoterapia é sempre seguir a corrente e apoiar o paciente que atravessa aguda crise em sua vida, ou a exacerbação de sua doença, sem tentar modificar a perturbação psicológica crônica subjacente.

(  ) A estratégia da terapia de apoio é permitir que o paciente conserve a repressão, trabalhando-se, no tratamento, apenas com elementos da vida mental, naquele momento, conscientes ou pré-conscientes.

(  ) Tornando-se consciente alguns aspectos da vida mental com o tempo, o alívio rápido dos sintomas passa a ter importância secundária, na presunção de que se um conflito inconsciente causador de sintoma se torna consciente e for elaborado e resolvido, os sintomas não serão mais psicologicamente necessários e desaparecerão com o tempo.

(  ) Na terapia dirigida ao insight, usa-se a técnica que auxilia a compreensão dos conflitos momentâneos, aumentando o alcance do conhecimento dos processos mentais do próprio paciente.

Considere as afirmações sobre os conceitos da Loucura e da Afetividade.

(  ) A noção de loucura dos séculos XVII e XVIII estava intimamente conectado às idéias de perturbação da razão e deterioração intelectiva.

(  ) Do ponto de vista do século XXI, pode-se dizer que o século XVIII apresentava uma noção pouco inteligível de loucura.

(  ) A relação entre as emoções com a loucura começa a clarificar entre os alienistas: podia ser tanto a causa como a consequência da doença mental.

(  ) A concepção dominante de depressão como equivalente à loucura persistiu durante toda a Idade Média até o inicio do Iluminismo, emergindo junto com as ideias unitárias do século XVII.

Considerando o modelo topográfico de personalidade que compreende o consciente, préconsciente e inconsciente, é correto afirmar:

I. As qualidades de ser consciente, pré-consciente ou inconsciente aplicados aos fenômenos mentais não devem ser consideradas como um todo contínuo. Devem ser vistas como zonais, sofrendo gradações e sendo separadas por linhas divisórias pronunciadas.

II. O consciente é definido como aspecto da função mental que, no momento em que são observados, estão dentro da consciência do indivíduo, o que inclui grande variedade de pensamentos, sensações e sentimentos, mas o importante é o indivíduo deles ter conhecimento e nele focalizar parte de sua atenção.

III. A qualidade pré-consciente está relacionada àqueles processos mentais que estão num determinado momento, dentro do conhecimento consciente do indivíduo, mas a ele podem ser trazidos com o mínimo gasto de energia psíquica.

IV. O inconsciente é definido por todas as funções mentais que não fazem parte da percepção consciente do indivíduo e que não exigem grande quantidade de energia psíquica para serem trazidos à consciência.

Em Java, a palavra-chave que implementa uma relação de herança de classes é:

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