Questões Concurso TJ-MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TJ-MG

Texto I


      “Explicar, a mim, como é Alejandra, Bruno ponderou, como é seu rosto, como são as dobras de sua boca.” E pensou que eram justamente essas dobras desdenhosas e um certo brilho tenebroso nos olhos que diferenciavam mais que tudo o rosto de Alejandra do rosto de Georgina, a quem ele amara de verdade. Pois, agora compreendia, a ela é que amara realmente, e quando imaginou estar apaixonado por Alejandra era a mãe de Alejandra que buscava, como esses monges medievais que tentavam decifrar o texto primitivo debaixo das restaurações, debaixo das palavras apagadas e substituídas. E essa insensatez fora a razão de tristes mal-entendidos com Alejandra, tendo às vezes a mesma sensação de quem, após muitíssimos anos de ausência, chega à casa da infância e, ao tentar de noite abrir uma porta, depara com uma parede. Claro que seu rosto era quase o mesmo de Georgina: o mesmo cabelo preto com reflexos avermelhados, os olhos cinza-esverdeados, a boca idêntica e grande, as mesmas faces mongólicas, a mesma pele morena e pálida. Mas o “quase” era atroz, e mais ainda por ser tão sutil e imperceptível, pois assim o equívoco era mais profundo e doloroso. Os ossos e a carne – pensava – não bastam para formar um rosto, e é por isso que ele é infinitamente menos físico do que o corpo: é determinado pelo olhar, pelo ríctus da boca, pelas rugas, por todo esse conjunto de atributos sutis com que a alma se revela por meio da carne. Razão pela qual, no momento exato em que alguém morre, seu corpo se transforma abruptamente numa coisa diferente, tão diferente a ponto de se poder dizer “não parece a mesma pessoa”, apesar de ter os mesmos ossos e a mesma matéria de um segundo antes, um segundo antes desse misterioso instante em que a alma se retira do corpo e este fica tão morto como uma casa da qual se retiram para sempre os seres que moram nela, e, sobretudo, que sofreram e se amaram nela.


(SABATO, Ernesto. Sobre heróis e tumbas.
São Paulo: Planeta De Agostini, 2003, p.22-23)


Em “Explicar, a mim, como é Alejandra, Bruno ponderou, como é seu rosto, como são as dobras de sua boca.”, ao considerar a estrutura sintática e o emprego das vírgulas, é correto afirmar que:

#Questão 1058574 - Psicologia, Psicanálise, IBFC, 2022, TJ-MG, Analista Judiciário - Psicólogo

Segundo Castanet (2019) sobre Lacan e a comunicação sob o estádio do espelho: “Em julho de 1949, ele retoma o tema durante o décimo sexto (XVI) Congresso. O estádio do espelho inaugura a entrada de Lacan na comunidade psicanalítica”. Ainda, na concepção elaborada por Jacques Lacan (2003): “[...] o sintoma da criança acha-se em condição de responder ao que existe de sintomático na estrutura familiar.” A partir do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. O sintoma se define, nesse contexto, como representante da verdade.
II. O sintoma pode representar a verdade do casal familiar. III. A articulação se reduz muito quando o sintoma que vem a prevalecer decorre da subjetividade da mãe.
Estão corretas as afirmativas: 

Sousa (2010, p.143) nos apresenta em sua obra, a Síndrome de Alienação Parental (SAP), justificando que esta síndrome pode causar danos aos filhos. Assinale a alternativa incorreta sobre os motivos que levariam a prática da SAP.

A Constituição Federal de 1988 prioriza a cidadania, contemplando a atuação do juiz. Analise as afirmações a seguir, levando-se em consideração a obra de Rocha (2009).
I. A sociedade espera de seus juízes, em meio a um amplo plexo de virtudes, a temperança. II. Às escolas de magistratura, está reservado um papel fundamental: completar o processo de seleção pública dos magistrados preparando-os para o exercício da função julgadora. III. A carreira no Ministério Público ou na Defensoria Pública, pressupõe dedicação aos estudos jurídicos e sacrifícios de horas e horas de lazer.
Estão corretas as afirmativas: 

#Questão 1058577 - Psicologia, D. W. Winnicott, IBFC, 2022, TJ-MG, Analista Judiciário - Psicólogo

Para Winnicott (2012, p.175): “A higiene mental, embora seja uma extensão do trabalho comum de saúde pública, vai mais longe na medida em que altera o gênero de pessoas que compõem o seu universo.”. A partir do estudo realizado, analise as afirmativas a seguir sobre o tema discutido pelo autor.
I. A base da saúde mental adulta é construída apenas na adolescência.
PORQUE
II. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o mais importante princípio para o trabalho futuro na promoção da saúde mental é o estímulo à incorporação no trabalho de saúde pública e a responsabilidade pela promoção da saúde física e mental da comunidade.
Assinale a alternativa correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis