Questões Concurso TERRACAP/DF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TERRACAP/DF

“A síndrome de ______________ pode ser diagnosticada entre trabalhadores expostos à sílica e entre pacientes com silicose, pneumoconiose dos mineiros de carvão e asbestose. A maior prevalência ocorre entre os silicóticos, apesar de ter sido descrita inicialmente em mineiros de carvão com pneumoconiose. O achado que define o tipo clássico da síndrome é a presença de nódulos reumatoides nos pulmões, independente da presença ou não de pequenas opacidades pneumoconióticas, ou de grandes opacidades de fibrose pulmonar maciça, associada ou não a um quadro de artrite reumatoide em atividade.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

A infecção aguda pelo HIV, também chamada de síndrome da infecção retroviral aguda ou infecção primária, ocorre em cerca de 50% a 90% dos pacientes. Seu diagnóstico é pouco realizado devido ao baixo índice de suspeição, sendo, em sua maioria, retrospectivo. O tempo entre a exposição e os sintomas é de 5 a 30 dias. A história natural da infecção aguda caracteriza‐se tanto por viremia elevada quanto por resposta imune intensa. Quais são os sintomas mais frequentemente encontrados na infecção aguda pelo HIV?

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, multissistêmica, de causa desconhecida e natureza autoimune, caracterizada pela presença de diversos autoanticorpos. Acerca do LES, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É uma doença rara, incidindo, mais frequentemente, em mulheres jovens, ou seja, na fase reprodutiva, na proporção de 9 a 10 mulheres para 1 homem.

( ) Na prática, para o diagnóstico de LES, utilizam‐se os critérios de classificação propostos pelo American College of Rheumatology, em 1982, e revisados em 1997.

( ) O diagnóstico se fundamenta na presença de, pelo menos, 6 dos 11 critérios propostos.

A sequência está correta em

Acerca da síndrome de Guillain‐Barré, que consiste em uma polirradiculopatia desmielinizante inflamatória aguda autoimune e, na maioria das vezes, reversível, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Caracteriza‐se por uma desmielinização, principalmente dos nervos motores, não atingindo os nervos sensitivos.

( ) Caracteriza‐se por comprometimento periférico ascendente, progressivo e, geralmente, simétrico, na qual as manifestações motoras predominam sobre as sensoriais.

( ) Há perda de força dos membros inferiores, perda do controle esfincteriano, comprometimento de pares cranianos e diminuição dos reflexos tendinosos profundos.

A sequência está correta em

“Doença inflamatória crônica da pele, mediada por células T, caracterizada por lesões eritêmato‐escamosas, aumento na proliferação celular e padrões anormais de diferenciação dos queratinócitos. Apresenta prevalência mundial estimada em 2%, variando entre 0,6% e 4,8%, sem predileção por sexo nem por faixa etária, sendo mais comum entre a terceira e a quarta décadas no sexo feminino e em indivíduos com história familiar.” Trata‐se da seguinte patologia:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis