Questões Concurso TCE/PA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TCE/PA

As figuras precedentes, extraídas da NBR 9050:2015, que trata de acessibilidade, ilustram, adotando as grandezas em metros, o interior de uma cabine ou boxe sanitário. Uma barra de apoio reta está fixada ao fundo e duas barras retas estão fixadas a 90º na lateral, estando a bacia próxima a uma parede. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

Na figura II, a letra D, distância entre o eixo da bacia e o eixo de fixação da barra do fundo — fixação mais próxima à parede lateral — deve ser, de acordo com a norma citada, de 30 cm para adulto.

Tendo como referência a NBR 9050:2015, que trata de acessibilidade, julgue os itens a seguir. Em caso de degrau isolado, é suficiente que se coloque uma barra de apoio horizontal ou vertical, com comprimento mínimo de 0,30 m e com seu eixo posicionado a 0,75 m de altura do piso.

A respeito das normas de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos estabelecidas na NBR 9050:2015, julgue os próximos itens. Denominam-se passeios as áreas de uma calçada reservadas a pedestres preferenciais e livres de interferências de automóveis ou de ciclistas. Determinados passeios são construídos com pisos táteis lisos, de cores contrastantes, que servem de linha-guia para orientar pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

Uma tabela da NBR 8403/1984 apresenta a classificação de diferentes tipos de linha nos desenhos técnicos como, por exemplo, linha A, contínua larga; linha B, contínua estreita; linha E, tracejada larga; linha F, tracejada estreita. Considerando as informações da referida norma, julgue o próximo item. De acordo com a norma citada, a linha A deve ser utilizada para arestas visíveis; a B, para linhas de cota; a E, para marcação da posição de cortes; e a F, para limites de vistas ou cortes.

Julgue os próximos itens, relativos à legislação administrativa. Como é uma autarquia do tipo especial, a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON–PA), criada por lei para fiscalizar e regular a prestação dos serviços públicos concedidos, não possui autonomia financeira nem administrativa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis