Questões Concurso STN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso STN

#Questão 236076 - Direito Administrativo, Bens Públicos, ESAF, 2008, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

Quanto às características dos bens públicos, analise os itens abaixo e assinale a opção correta.

I. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que a lei determinar.

II. Os créditos de terceiros contra a Fazenda Pública, em virtude de sentença judicial, são pagos por meio de precatórios, conforme disposto no art. 100 da CF/88, uma vez que os bens públicos não se sujeitam ao regime de penhora.

III. Apenas os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são imprescritíveis, ou seja, insuscetíveis de aquisição por usucapião.

IV. A alienação dos bens públicos imóveis, em qualquer dos Poderes, depende de autorização do chefe máximo do Poder a que está submetido o órgão alienante.

#Questão 236834 - Direito Administrativo, Contratos Administrativos, ESAF, 2008, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

Quanto aos convênios e aos consórcios públicos, está incorreta a afirmativa:

#Questão 238224 - Direito Administrativo, Entidade em Espécie, ESAF, 2008, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são, respectivamente, sociedade de economia mista e empresa pública, cujos capitais votantes majoritários pertencem à União. Quanto a estas espécies de instituições, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente.

( ) A constituição de sociedades de economia mista e de empresas públicas decorre de um processo de descentralização do Estado que passa a exercer certas atividades por intermédio de outras entidades.

( ) Apesar de serem constituídas como pessoas jurídicas de direito privado, as sociedades de economia mista e as empresas públicas estão submetidas hierarquicamente à pessoa política da federação que as tenha criado.

( ) Somente por lei específica podem ser criadas sociedades de economia mista e empresas públicas, bem como necessária autorização legislativa, em cada caso, para a criação de suas subsidiárias.

( ) As empresas públicas e as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica sujeitam-se ao regime próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários.

( ) Quanto ao regime de compras, as empresas públicas e as sociedades de economia mista sujeitam-se aos princípios da administração pública e devem observar procedimento licitatório.

#Questão 248258 - Direito Administrativo, Servidores Públicos, ESAF, 2008, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

Em relação ao regime jurídico dos servidores públicos, pode-se afirmar corretamente:

#Questão 272779 - Direito Constitucional, Administração Pública, ESAF, 2008, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

Assinale a opção correta acerca da estabilidade assegurada pela Constituição Federal aos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis