Listagem de Questões Concurso STM
A respeito de bibliografia, julgue os itens subsequentes.
A bibliografia da justiça federal, disponível na Internet, é uma bibliografia sinalética, ou seja, que inclui apenas as referências bibliográficas, sem anotações.
A conservação curativa ou reparadora consiste, principalmente, na intervenção direta sobre o bem cultural com o propósito de retardar sua deterioração. Com a ciência da conservação, foram reveladas muitas questões importantes para se entender a deterioração e se desenvolver as ferramentas para evitá-las, na medida do possível. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.
Nos últimos tempos, observa-se o crescente uso de estratégias voltadas à conservação passiva, em detrimento da intervenção direta sobre as obras, que limitam o tratamento a uma parte muito pequena da coleção; por isso, a ciência da conservação, motivada pelos erros cometidos em tratamentos passados, concentra, hoje, seus esforços mais na prevenção do dano que no desenvolvimento de tratamentos diretos.
Entre as ações de conservação curativa, incluem-se a proteção individual de um objeto, a limpeza superficial para a remoção de sujidade livre, depositada sobre os livros, e a desacidificação com o uso de produtos que não requerem a intervenção invasiva nos objetos.
As ferramentas e os procedimentos utilizados pelos cientistas da conservação, que estudam o processo de deterioração dos materiais e os efeitos dos tratamentos nesses processos, incluem o envelhecimento artificial ou acelerado, as provas de resistência mecânica do material envelhecido e a análise das alterações ocorridas.
Quando um objeto sofre deterioração que o impede de realizar a função para a qual foi criado, ele deve ser substituído ou reparado. No caso específico das bibliotecas, a substituição é, às vezes, inviável, pois muitos exemplares são raros ou de difícil reposição. No contexto dos arquivos, os documentos que compõem os acervos são únicos, por natureza, de modo que apenas a reparação é possível. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos.
A degradação do papel pode ser provocada por problemas causados por suas características materiais e de fabricação ou por problemas ambientais, sendo a acidificação um dos principais desses problemas. Uma das formas de se monitorar a degradação do papel consiste em acompanhar a evolução desse processo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}