Listagem de Questões Concurso STJ
A obesidade é atualmente um grave problema de saúde mundial. No passado, esse problema era confinado ao mundo industrializado; no entanto, a prevalência da obesidade está crescendo tanto nos países em desenvolvimento que os riscos de saúde da supernutrição estão ultrapassando os riscos de saúde da subnutrição no mundo.
O aumento da prevalência de hipertensão arterial na obesidade está associado principalmente à hipercortisolemia observada em indivíduos obesos.
O aumento das concentrações plasmáticas de LDLcolesterol constitui um dos critérios diagnósticos da síndrome X.
A adiponectina, que é um peptídeo derivado do adipócito, participa na regulação da homeostase de energia, tanto no metabolismo de glicose e lipídios quanto em vias inflamatórias. As concentrações plasmáticas desse peptídeo apresentam correlação inversa com fenótipos da obesidade, como o índice de massa corporal e o percentual de gordura corpórea.
Algumas mutações monogênicas estão associadas à obesidade, como as que afetam os genes que codificam a leptina, o receptor da leptina, a enzima pró-hormônio convertase 1 (PC1) e o receptor de melanocortina 4 (MC4R).
A obesidade tornou-se uma epidemia mundial. Estima-se que mais de 50% da população dos EUA são obesos ou têm sobrepeso.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}