Questões Concurso STF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso STF

Considerando a liberdade da produção literária diante da prescrição gramatical, julgue os itens seguintes, relativos às idéias e estruturas lingüísticas do fragmento de texto acima.

Nos trechos: "como é que, sozinho, por si, alguém ia poder encontrar e saber?" (l.7-8); "a vida de todos ficava sendo sempre o confuso dessa doideira que é" (l.9-10) e "como é que ela podia ser minha?" (l.25), as formas verbais que estão no pretérito imperfeito do indicativo poderiam ser corretamente empregadas, do ponto de vista gramatical, no futuro do pretérito.

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A substituição de primeira pessoa do plural em "aceitarmos" (l.4) pela forma correspondente não-flexionada, aceitar, manteria coerente a argumentação, mas provocaria incorreção gramatical.

Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Preservando-se a correção gramatical do texto, bem como sua coerência argumentativa, a forma verbal "mudam-se" (l.4) poderia ser empregada também no singular.

Com base nesse texto, julgue os itens de 126 a 135.

Na linha 4, a forma verbal "encontra", que, com rigor gramatical, deveria estar flexionada no plural, estabelece concordância com o núcleo mais próximo do sujeito da oração — o termo "problema".

A partir da análise das idéias e das estruturas lingüísticas do texto de Roberto Amaral, julgue os itens a seguir.

O vocábulo "condições" (l.6) é núcleo do complemento do verbo "escolher" em suas duas ocorrências na linha 5.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis