Questões Concurso SME - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SME - SP

No município de São Paulo, a partir de 2020, a pandemia de Covid-19 levou ao fechamento das escolas de diferentes segmentos da educação e à adoção do Ensino Híbrido, para garantir a continuidade da aprendizagem.
A respeito da caracterização do Ensino Híbrido adotado na Rede Municipal de Ensino e normatizado pela Recomendação CME nº 01/2022, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira (F) para a falsa.
( ) O Ensino Híbrido deve ser considerado uma metodologia que requer intencionalidade pedagógica, preparo, conhecimento e formação continuada, mais do que uma solução emergencial. ( ) As estratégias híbridas e complementares implementadas para atender diferentes contextos escolares foram a distribuição de material impresso, o uso das plataformas digitais, dos aplicativos de mensagem e das redes sociais, entre outros. ( ) O Ensino Híbrido, também conhecido como ensino remoto, é um método de ensino que possibilita ao aluno estudar os conteúdos de forma individual, sem a presença física do professor e dos colegas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

#Questão 929952 - Linguística, Divisões da Linguística, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Analise o fragmento a seguir, dito por uma professora a um aluno indisciplinado em sala de aula.
“— Senhor Bernardo, queira, por favor, ir para a sala da coordenação e explicar lá o porquê de o senhor ter sido retirado de sala.”
Assinale a opção que indica a pergunta, referente a esse fragmento, que se relaciona aos conhecimentos pragmáticos.

#Questão 929953 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Libras

O papel do professor em uma situação interativa em uma aula é muito importante para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem dos alunos, principalmente se esse professor está diante de muitas crianças ou adolescentes surdos com atrasos na exposição à Língua de Sinais.
Por isso uma avaliação na linguagem pode ser aplicada para observar em qual estágio esse(s) aluno(s) se encontra(m) para uma devida intervenção.
Assinale a opção que apresente a orientação básica que deve ser considerada na condução de possível intervenção.

#Questão 929954 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Libras

Andrea, professora surda, apresentou uma narrativa em Libras, em que fazia algumas referências de forma contrastiva. Observe a professora:
59.png (339×113) 
Fonte da imagem: QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004
Em uma referência não-presente, os pontos estabelecidos respeitam uma estrutura que se apresenta em um espaço à frente do sinalizador, observando-se os contrastes entre os pontos estabelecidos.
Assinale a opção que apresenta um desses processos utilizados pela professora. 

#Questão 929955 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Libras

Em uma roda de conversa, em que interagiam alunos surdos e ouvintes, um dos surdos sinalizou o seguinte sinal.
58.png (193×138) 
Fonte da imagem: QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004 
Uma das ouvintes perguntou ao professor surdo porque não houve mudança no movimento da configuração de mão, deste sinal.
Assinale a opção que corresponde a um processo de incorporação da negação em Libras.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis