Questões Concurso SME - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SME - SP

#Questão 922131 - Física, Estática - Momento da Força/Equilíbrio e Alavancas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Física

Um trem está se movendo, uniformemente acelerado, sobre trilhos retilíneos e horizontais. Suspensa por um fio ideal ao teto de um dos vagões há uma pequena esfera de aço. Verifica-se que é possível abandonar a esfera numa posição, na qual o fio forma um ângulo ? com a vertical, como ilustra a figura, e ela permanecer em repouso em relação ao vagão.
43.png (266×107) 
Seja g o valor da aceleração da gravidade no local. Nesse caso, o módulo da aceleração do trem é

#Questão 922132 - Física, Cinemática, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Física

Ao longo de um teste de desempenho de um novo modelo de automóvel, o piloto percorreu um terço da pista com velocidade de 15 m/s e, o restante, com velocidade de 45 m/s.
A velocidade média desenvolvida durante o teste completo, em m/s, foi 

#Questão 922133 - Física, Trabalho e Energia, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Física

Um bloco de massa 4,00 kg é abandonado de uma altura de 4,75 m verticalmente acima de uma mola ideal de constante elástica k = 80,0 N/m, que possui uma extremidade fixa a um plano horizontal, como mostra a figura.
35.png (137×206) 
Suponha que o bloco adere à mola instantaneamente ao colidir com ela, comprimindo-a verticalmente. Considere os atritos desprezíveis e g = 10,0 m/s2.
O valor máximo do módulo da velocidade do bloco, enquanto ele está descendo, é

#Questão 922134 - Física, Óptica Geométrica, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Física

Uma almofada com listras nas cores azul e branca é colocada em uma sala escura e iluminada com luz vermelha.
As listras azuis e brancas são vistas, respectivamente, como 

#Questão 922135 - Física, Estática - Momento da Força/Equilíbrio e Alavancas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Física

Coloca-se um objeto em um dos pratos de uma balança de braços iguais. Para manter a balança em equilíbrio, é necessário colocar no outro prato um contrapeso de massa m, como mostra a figura 1.
33_1.png (342×103) 
A seguir, suspende-se o mesmo objeto a uma mola. Na posição de equilíbrio, a mola se alonga x em relação a seu comprimento original, como mostra a figura 2.
33_2.png (177×163) 
Imagine que repetíssemos esses experimentos na Lua. Lá, para manter a balança em equilíbrio usaríamos um contrapeso de massa m e a mola, na posição de equilíbrio, ficaria alongada x` em relação a seu comprimento original.
Nesse caso, verificamos que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis