Questões Concurso SME - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SME - SP

#Questão 921512 - Espanhol, Interpretação de Texto | Comprensión de Lectura, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Espanhol

El fragmento que va a leer a continuación trata sobre la representación de actores sociales en imágenes de libros de español.
“Sobre os papéis sociais desempenhados por atores sociais de cada raça, os resultados foram os seguintes:
– Pessoas negras são representadas como: praticando esportes, alunos, mãe e filho, tia, em centro de acolhimento, em situação de miséria, família, africanos em festa, grafiteiro, imagem só do rosto.
– Pessoas asiáticas são representadas como: aluno, em família, mãe, artista de teatro, no telefone.
– Pessoas brancas são representadas como: estudante, professora, em família, empresário, palhaço, policial, arquiteto, recepcionista, cozinheiro, escritora, pintor, jornalista, contadora, tradutor, engenheiro, desenhista, nadador, ginasta, tenista, garçom, artista, câmera man, farmacêutico, atendente, juiz, eleitor, médica. 
Mais uma vez os papéis sociais atribuídos a representantes de cada raça se assemelham entre as coleções. As pessoas negras são representadas em núcleos familiares, o que ainda não havia aparecido nas análises das coleções anteriores. Entretanto, nota-se mais uma vez uma prevalência de representações estereotipadas: pessoas negras praticando esportes, em centro de acolhimento, em situação de miséria, africanos em festa, grafiteiro. Além disso, as imagens que não permitem identificar o papel social das pessoas representadas ainda persistem (imagem só do rosto). O mesmo se nota para a representação de pessoas asiáticas: também são representadas em núcleos familiares e também continuam a ser representadas como aluno. Assim como nas demais coleções analisadas, as pessoas brancas são representadas desempenhando uma série de papéis sociais, a maioria deles socialmente valorizados.” 
FERREIRA, Carolina P. Representações de atores sociais em imagens de livros didáticos de espanhol: um olhar crítico para questões raciais. Campinas, nº 60.3: 881-901, set/dez. 2021.
Tras leer el fragmento, señale (V) para la afirmación verdadera y (F) para la falsa.
( ) Los libros analizados por la autora se parecen en lo que dice respecto a la representación de las razas. ( ) Las personas negras según la investigadora se representan de forma esteriotipada. ( ) Las personas blancas ocupan papeles sociales menos valorados.
Las afirmativas son respectivamente:

#Questão 921513 - Espanhol, Interpretação de Texto | Comprensión de Lectura, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Espanhol

“Uma vez que, na maioria das famílias representadas nos livros didáticos o homem (pai) tem a função de provedor do lar e a mulher (mãe) é responsável pela organização da casa e educação dos filhos, as tarefas domésticas são naturalmente, quase sempre, atribuídas à mãe. Mesmo quando os demais membros da família realizam atividades dentro de casa, geralmente o fazem para ‘ajudar a mãe’. Alguns livros trazem pais, mães, filho e filhas desempenhando tarefas que tradicionalmente não lhes são atribuídas, mas esta não é a regra. É comum a menção a homens cozinhando mas muitas vezes estão vestidos de chefs e estão praticando seu hobby ou exercendo uma atividade extra, de final de semana, e não como uma tarefa diária de sua responsabilidade.” 
Pereira & Gottheim. 2013: P. 131.
Tras leer y comparar los fragmentos de texto de las cuestiones 54 y 55, señale (V) para la afirmación verdadera y (F) para la falsa.
( ) En el cuento se hace una relectura del príncipe de los cuentos tradicionales. ( ) El cuento presenta un antipríncipe que hace las tareas domésticas pero en el fragmento se menciona que los libros didácticos aún siguen el modelo tradicional en el que las mujeres son las que las hacen. ( ) En el fragmento se menciona que todos los libros presentan con frecuencia distintas personas de la familia haciendo tareas del hogar.
Las afirmativas son, respectivamente,

#Questão 921516 - Espanhol, Verbos | Verbos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Espanhol

Teniendo en cuenta la dificultad de aprendices hablantes de portugués de Brasil con las sentencias del tipo “no me gusta “ y “sí me gusta” que se mencionan en la historieta de la cuestión 51, analice las siguientes afirmaciones:
I. El verbo gustar en español pertenece a una clase de verbos que se desvía del patrón SVO. II. El sujeto sintáctico no coincide con quien experimenta el evento expresado por el verbo. III. Construcciones con el verbo gustar admiten que la función de sujeto sintáctico esté ocupada por un verbo en infinitivo.
Señale:

#Questão 921517 - Espanhol, Interpretação de Texto | Comprensión de Lectura, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Espanhol

RICARDO SIRI LINIERS
51_.png (404×431) 
Distintas estructuras verbales y no verbales presentes en la viñeta permiten que el lector identifique rasgos de la protagonista. Algunos de ellos se presentan a continuación, a excepción de la siguiente opción:

#Questão 921518 - Espanhol, Interpretação de Texto | Comprensión de Lectura, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Espanhol

[…] el texto literario no debe ser traicionado. No ha sido escrito para, como en un extraño laberinto, hacérselo recorrer al alumno a la búsqueda de adjetivos, preposiciones o pretéritos imperfectos. Lo cual tampoco invalida que en determinados momentos y con objetivos claramente definidos, nos sirvamos de textos literarios para esos menesteres, precisamente porque algunos de los recursos formales que les confieren su especial status son aprovechables para nuestros fines.  
Montesa, S. y Garrido, A. (1994). La literatura en la clase de lengua. Actas del II Congreso de ASELE (pp. 449-457). Málaga: Universidad de Málaga: p. 453.
En el fragmento: “... el texto literario no debe ser traicionado.”, los autores hacen una crítica

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis