Questões Concurso SME/RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SME/RJ

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Fala de um professor em reunião do Conselho de Classe:

"Eu não admito críticas quanto à minha avaliação. Tenho de zelar pela vida escolar desse aluno e acho que todos devem seguir o mesmo exemplo. Como eu posso formar um aluno que não traz os conteúdos das séries anteriores? E no final do ano: como vou poder aprová-lo para a série seguinte, se mal conseguiu aprender o conteúdo básico do ano anterior?"

A posição assumida com relação ao sentido atribuído à avaliação sustenta-se no:

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

Considere as seguintes colocações de Stuart Hall, sobre a construção das culturas nacionais:

I- "Em primeiro lugar, há a narrativa da nação, tal como é conhecida e recontada nas histórias e nas literaturas nacionais, na mídia e na cultura popular. Estas fornecem uma série de histórias, imagens, panoramas, cenários, eventos históricos, símbolos e rituais nacionais que simbolizam ou representam as experiências partilhadas, as perdas, os triunfos e os desastres que dão sentido à nação."

II- "Em segundo lugar, há a ênfase nas origens, na continuidade, na tradição e na intemporalidade. A identidade nacional é representada como primordial - `está lá na natureza das coisas´, algumas vezes adormecida, mas sempre pronta para ser `acordada´ de sua `longa, persistente e misteriosa sonolência´, para reassumir sua inquebrantável existência."

III- "Uma terceira estratégia discursiva é constituída por aquilo que Hobsbowm e Ranger chamam de invenção da tradição: `Tradições que parecem ou alegam ser antigas são muitas vezes de origem bastante recente e algumas vezes inventadas´... Tradição inventada significa um conjunto de práticas..., de natureza ritual ou simbólica, que buscam inculcar certos valores e normas de comportamento... implica continuidade com um passado histórico adequado."

IV- "Um quarto exemplo de narrativa da cultura nacional é a do mito fundacional: uma estória que localiza a origem da nação, do povo e de seu caráter nacional num passado tão distante que eles se perdem nas brumas do tempo, não tempo `real´, mas de um tempo `mítico´."

V- "A identidade nacional é também muitas vezes simbolicamente baseada na idéia de um povo ou folk puro, original. Mas, nas realidades do desenvolvimento nacional, é raramente esse povo (folk) primordial que persiste ou que exercita o poder."

<p align=justi

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

No que diz respeito ao processo de escolarização dos sujeitos descritos no Texto 1, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor declara que os currículos do Ensino Fundamental deverão:

Em "4 de outubro de 1838, estreava O Juiz de Paz na Roça, sem alarde publicitário e pretensão histórica. Poucos, talvez, na ocasião, assinalassem o significado do acontecimento." (Sábato Magaldi)

Era o primeiro texto escrito por Martins Pena, autor reconhecido historicamente como o fundador, no Brasil, da comédia denominada:

Sábato Magaldi destaca alguns autores que trouxeram as contribuições mais efetivas e continuadas à dramaturgia brasileira contemporânea. São eles:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis