Listagem de Questões Concurso SF
A Segunda Guerra Mundial, na verdade, trouxe soluções, pelo menos por décadas. Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram. A economia do mundo ocidental entrou em sua Era de Ouro; a democracia política ocidental, apoiada por uma extraordinária melhora na vida material, ficou estável. Os velhos impérios coloniais desapareceram ou logo estariam destinados a desaparecer. Como se pode ver agora, até o cenário internacional se estabilizou, embora não parecesse.
A "Era da Catástrofe", com seus "impressionantes problemas sociais e econômicos", na expressão do autor, remete ao caótico quadro da Grande Depressão dos anos 30 do século passado que, a partir da Crise de 1929, simbolizada pelo crack da Bolsa de Valores de Nova York, praticamente mergulhou todo o mundo capitalista em um quadro de perigosa instabilidade política e de convulsão social.
A "Era de Ouro" identifica-se, em linhas gerais, com as duas décadas que se seguiram ao grande conflito que opôs os Aliados ao Eixo nazifascista: época de prosperidade econômica, com sensível desenvolvimento científico e tecnológico, que, sob o ponto de vista político, assistiu ao avanço das democracias liberais.
O desaparecimento dos "velhos impérios coloniais", um dos mais significativos elementos do novo cenário pós- Segunda Guerra, reflete, simultaneamente, o movimento afro-asiático pela independência e o declínio da Europa que, nesse momento, viu formalizada a perda de sua hegemonia mundial.
A idéia de um cenário internacional pós-1945 estável, "embora não parecesse", como afirma Eric Hobsbawm no texto, não se sustenta historicamente - afinal, a Guerra Fria, pondo os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em permanente confronto ideológico e bélico, algumas vezes diretamente, inviabilizou a estabilidade pretendida pelo autor.
O quadro surgido no pós-1945 não cicatrizou as feridas abertas por duas guerras mundiais no espaço de uma geração, sobretudo pelo nível de competição que se estabeleceu entre as potências; daí, o fracasso da Liga das Nações, criada logo após a Segunda Guerra Mundial, em manter a paz e em promover o desenvolvimento dos países emergentes.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}