Listagem de Questões Concurso SF
“Quem quer ser tudo para todos acaba sendo nada para ninguém.”
Em sentido mercadológico estrito, a afirmativa entre aspas quer dizer que:
o caráter homogêneo dos diversos tipos de público prepondera sobre suas características específicas.
as mensagens dirigidas a públicos massificados permitem atingir o mercado como um todo.
a globalização tende a inibir segmentos e nichos em benefício da massificação de mercados.
o incremento da oferta e a sofisticação das demandas exigem a indiferenciação dos públicos.
a correta segmentação do público é diretamente proporcional à eficácia das ações de marketing.
Elabora-se um Plano de Marketing com a finalidade de:
permitir que gerentes de marketing disponham de ferramentas de comunicação dirigida, a eles facultando contato direto com clientes, tanto para o planejamento de suas estratégias de venda, quanto para o acompanhamento de providências tomadas nesse sentido.
conceder à gerência de marketing um instrumento moderno e eficaz para o desempenho de suas funções empresariais, bem como situá-lo frente a mercados-alvo de interesse imediato, capacitando-o a planejar e delinear estratégias e táticas para o êxito de sua iniciativa.
disponibilizar, para gerentes de marketing, novos meios de planejar, orientar e controlar um mix de marketing capaz de convir a um mercado-alvo, nele criando, por exemplo, um diferencial para o produto ou serviço oferecido pela empresa e o associando a um programa de benefícios.
dar ao gerente de marketing a missão de, mediante o planejamento informado de ações mercadológicas de impacto em um mercado-alvo, elaborar estratégias de médio e longo prazos, visando criar algo que seja considerado especial no âmbito do comércio de bens de consumo.
oferecer ao gerente de marketing um instrumento de análise das oportunidades de marketing, mediante pesquisa e seleção de mercados-alvo, esboço de estratégias e planejamento de programas, bem como organização, implementação e controle de esforços de marketing.
A assessoria de imprensa pode funcionar como uma espécie de braço do marketing no que diz respeito à chamada mídia espontânea. A mídia espontânea se caracteriza por:
iniciativas próprias dos jornalistas, quando recorrem às fontes em busca de informações.
ações voluntárias capazes de atrair a atenção e o interesse do público e da imprensa.
transmissões realizadas sem edição, mediante acordo entre informantes e emissoras.
notícias divulgadas por uma organização e veiculadas na mídia como matéria jornalística.
reportagens produzidas ao vivo, no local e no momento em que os fatos ocorrem.
A história do marketing se conta por sucessivas conquistas que, neste novo século, são as seguintes:
marketing de Neandertal, marketing 1 to 1 e marketing de guerrilha.
marketing organizacional, mouth-to-ear marketing e marketing direto.
marketing de permissão, buzz marketing e marketing viral.
maximarketing, marketing politico e governamental e aftermarketing.
marketing demográfico, marketing político e marketing global.
A Associação Americana de Marketing define merchandising como:
conjunto de operações de planejamento e de supervisão da comercialização de um produto ou serviço, nos locais, períodos, preços e quantidades que melhor possibilitarão a consecução dos objetivos de marketing.
veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma ostensiva e aparentemente intencional, em um programa de TV ou de rádio, filme cinematográfico ou espetáculo teatral.
estratégia de marketing destinada a promover um produto ou serviço depois de seu lançamento no mercado, preocupando-se em acompanhar e estudar os contínuos movimentos de reação do consumidor.
técnica de inserir anúncios declaradamente publicitários no contexto de uma encenação preparada de modo exclusivo para esse fim, com o intuito de capturar o momento de maior atenção do espectador.
parte de um plano mais abrangente de marketing, por meio do qual o produto, o serviço e a marca são reiterados na mente do consumidor, em diversas circunstâncias, tendo-se em vista melhores resultados de vendas.
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