Questões Concurso SF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SF

#Questão 111782 - Ciência da Computação, Arquitetura de Computadores, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

A tecnologia Gigabit Ethernet – padrão IEEE 802.3z tem por objetivos principais suportar as atividades de padronização e contribuir com conteúdo técnico para facilitar o consenso em especificações, oferecer um canal de comunicação entre fornecedores e consumidores e fornecer recursos para estabelecer e demonstrar interoperabilidade entre produtos. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir, a respeito da tecnologia Gigabit Ethernet.

I. Opera com clock de 125 MHz, igual ao Fast Ethernet, mas consegue atingir uma taxa de transferência de 1Gbps porque transmite dois bits por vez e usa quatro pares do cabo.

II. Utiliza o formato do quadro Ethernet 802.3, permite operações half-duplex e full-duplex e método de acesso CSMA/CD com suporte para um repetidor por domínio de colisão.

III. Suporta enlace de fibra óptica monomodo e multimodo com comprimentos máximos de 500m e de 2km, respectivamente.

Assinale:

#Questão 111784 - Ciência da Computação, Arquitetura de Computadores, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

Existem modelos de placa-mãe que permitem a utilização de um recurso denominado RAID (“Redundant Array of Independent Disks”) para aumentar a segurança e o desempenho na gravação/recuperação de dados em discos rígidos. Focando esse recurso, analise o caso descrito a seguir:

- Um analista está trabalhando com um arquivo de dados de 100 MB.

- O disco rígido e a placa-mãe transferem dados a 100MB/s; o arquivo vai demorar aproximadamente 1s para ser transferido.

- É empregada a técnica “data stripping”, que usa dois discos rígidos iguais com divisão de dados, ocorrendo que o mesmo arquivo é dividido em dois de 50MB e, com isso, demora 0,5s para ser gravado/lido em cada disco.

- Como o acesso aos dois discos ocorre de forma simultânea, o tempo total para acessar o mesmo disco passa a ser a metade (0,5s), ou seja, o desempenho dobra.

A técnica descrita é conhecida como RAID:

#Questão 114072 - Ciência da Computação, Arquitetura de redes, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

Para atender às necessidades atuais das redes de computadores com acesso à internet, é comum dotá-las de equipamentos de interconexão com as seguintes características:

I. dispositivos que filtram e encaminham frames com base no endereço físico;

II. dispositivos que filtram e encaminham frames com base no endereço lógico.

Esses equipamentos são conhecidos, respectivamente, como:

#Questão 114075 - Ciência da Computação, Arquitetura de redes, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

Tendo em vista a diversidade de soluções tecnológicas que podem ser adotadas para implementar um sistema de televisão digital interativa, diversos órgãos de padronização concentraram esforços na especificação de padrões, ilustrados por meio da figura abaixo. Da mesma forma que os padrões DVB (“Digital Video Broadcasting”) adotado particularmente na União Européia e ATSC (“Advanced Television Systems Committee”), nos Estados Unidos, o ISDB (“Integrated Services Digital Broadcasting”), especificado pelo Japão, na camada de transporte multiplexa e desmultiplexa os fluxos elementares de áudio, vídeo e dados usando a recomendação MPEG-2 Sistemas.

O padrão ISDB, na camada de codificação, os sinais de áudio e de vídeo utilizam, respectivamente, as recomendações:

#Questão 114078 - Ciência da Computação, Arquitetura de redes, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

O protocolo SNMP (“Simple Network Management Protocol”) faz parte da pilha TCP/IP e é utilizado para obter informações de servidores SNMP. No seu funcionamento, utiliza o conceito de MIB (“Management Information Base”), definido pelo RFC1066 como o conjunto de objetos gerenciados que procura abranger todas as informações necessárias para a gerência da rede. Resultante da evolução, a RFC 1213 definiu três tipos de MIBs que fornecem informações:

T1 – gerais de gerenciamento sobre um determinado equipamento gerenciado, como número de pacotes transmitidos e estado da interface;

T2 – específicas sobre as tecnologias dos meios de transmissão e equipamentos empregados;

T3 – específicas dos equipamentos empregados, como configuração, colisões, sendo também possível reinicializar ou desabilitar uma ou mais portas do roteador.

As MIBs dos tipos T1, T2 e T3 são, respectivamente, dos seguintes tipos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis