Listagem de Questões Concurso SF
Bahia (1995) enumera cinco itens que considera básicos para o estabelecimento de uma estratégia de informação para empresa. Entre esses itens encontra-se o porta-voz, cujo trabalho inclui:
atuar como o mais credenciado intérprete da organização, podendo ser o seu presidente, que, no trato com a mídia, buscará valorizar a imagem da empresa.
trabalhar de maneira independente da assessoria de comunicação, visto que a ele cabe a comunicação externa, e a ela, a comunicação interna.
unir esforços com a assessoria de comunicação para pressionar os veículos noticiosos no sentido de exigir a publicação (ou não) de uma determinada informação.
atuar somente em instituições públicas, visto que é o assessor de imprensa quem responde pelas empresas no setor privado.
ser um agente externo à organização, a fim de aumentar a credibilidade de suas informações junto aos veículos de comunicação e à própria empresa.
Com relação às características da produção de conteúdo informativo para a Internet, assinale a afirmativa correta.
Ferramentas wiki representam uma nova modalidade de jornalismo em mídia digital, que se traduz pela incorporação de conteúdos produzidos pelo leitor.
O noticiário disponível na rede se caracteriza pela atemporalidade dos seus conteúdos e pela linearidade do seu texto.
A Internet permite o agrupamento de assuntos e de tratamentos diversificados e vem alterando consideravelmente a cobertura jornalística atual.
Em veículos noticiosos on-line, a reportagem se restringe à busca e ao empacotamento de informações disponíveis na rede.
Os blogs permitem uma relação mais íntima entre os colunistas e seu público e pautam pelo envio de mensagens de conteúdo informativo e isento de opinião.
Para compreender a hipótese do newsmaking, é preciso entender a função de gatekeeping, que pode ser definida como:
processo pelo qual o profissional de empresa de comunicação, geralmente editor ou diretor de programação, exerce seu poder de decisão sobre o que vai ou não ser veiculado.
sistema de links que induz à navegação ordenada em portais de informação jornalística, garantindo a leitura linear dos conteúdos on-line.
processo consciente de seleção de informações normalmente executado pelos censores durante os regimes ditatoriais no sentido de manipular a opinião pública.
conceito ligado à semiologia e que avalia a formatação da informação baseada em seu “portão de saída”, ou seja, do meio de comunicação em que será veiculada.
sistema de segurança que permite o acesso de usuários cadastrados a informações sigilosas e dissonantes da linha editorial dos veículos noticiosos on-line.
Para Beatriz Sarlo, “(...) hoje, sem o zapping, ninguém mais assistiria televisão”. Sobre o processo de zapping, caracterizado pela autora, é correto afirmar que:
é usado pelos diretores de câmera para, por meio de sucessivos cortes, estabelecer uma diversidade de pontos de vista.
restringe a liberdade do espectador em trocar de canal nos intervalos comerciais existentes na TV aberta.
funciona como um switcher nas mãos dos diretores de TV, que fazem opções por longos planos gerais fixos no sentido de fidelizar a audiência.
permite a montagem autogerida pelo telespectador, que se fixa em programas jornalísticos e de esportes.
proporciona aos usuários, pelo uso do controle remoto, cortes e montagens de imagens de diversas emissoras de modo não previsto pelos diretores de TV.
Adorno e Horkheimer propuseram o conceito de Indústria Cultural ao analisar criticamente os efeitos dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos. Entre esses efeitos não está a:
passividade.
alienação.
reificação.
conscientização.
homogeneização.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}